Incentivado por secretário de Aprígio, GCM se vacina sem ser do grupo prioritário

Especial para o VERBO ONLINE

GCM toma vacina contra covid-19 apesar de os profissionais de saúde serem o grupo prioritário; imagem do secretário refletida, segundo denúncia | Reprodução

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Um guarda municipal de Taboão da Serra tomou vacina contra a covid-19 apesar de não fazer parte do grupo prioritário a ser imunizado primeiro, os profissionais de saúde e idosos em asilos. Ele teria sido vacinado no próprio dia em que a Coronavac chegou ao município, no dia 19. O que chama a atenção é que o GCM recebeu a dose sob incentivo do secretário (não nomeado) de Segurança, Rodrigo Falcão, que estava no instante da aplicação.

Cerca de cinco pessoas procuraram o VERBO para denunciar o que acusam ser “fura-fila” da vacinação contra a covid em Taboão, inclusive com vídeo. A gravação mostra o inspetor Borgatto já sentado em uma cadeira à espera de ser vacinado enquanto a enfermeira prepara a dose. A profissional chega a perguntar ao GCM se está com a carteirinha de vacinação. Como o agente diz “não”, ela pede a outra pessoa no local que prepare uma – avulsa.

Ainda conforme o vídeo, a enfermeira aplica a vacina no GCM, segundo a denúncia, na presença de Falcão, que diz: “A GCM no Taboão é prioridade”. O guarda, com polegar levantado, emenda: “Taboão da Serra sai na frente”. Ele foi imunizado na mesma sala em que uma técnica de enfermagem recebeu a dose, apresentada pelo governo Aprígio (Podemos) como a primeira vacinada de Taboão. Porém, um denunciante diz que o GCM foi vacinado antes.

A reportagem recebeu uma mensagem por escrito atribuída a Falcão. Ele teria escrito, supostamente em um grupo de rede social: “Primeiro policial a ser vacinado no Brasil é Gcm de Taboão da Serra”. Um denunciante reprovou a conduta do gestor: “Ele dando parabéns à Guarda se as doses vieram para [os profissionais da] saúde e os velhos. Ou vai dar para o batalhão todo? Um secretário que teve atitude parecida em uma cidade foi afastado”, falou.

“É outro fato com o mesmo secretário, que não foi nomeado ainda, ainda não assumiu a secretaria”, completou o denunciante, ao se referir ao caso em que Falcão é acusado de cometer assédio moral contra dois guardas de Taboão, sendo uma GCM feminina. De fato, sem ter obtido licença do governo do Estado, Falcão – que é delegado da Polícia Civil – ainda não foi oficialmente nomeado secretário por Aprígio, embora já se apresente como tal.

Um outro denunciante também fez críticas. “Nada contra o colega, mas acho que não faz parte do primeiro grupo de vacinação. Inclusive o Dr. Rodrigo está presente”, disse. Este portal questionou GCMs sobre o episódio. Um agente poupou o inspetor – “o GCM não sabia que não poderia fazer” – e indicou culpa do secretário. “Ele é do grupo de risco, já teve infartos e tem diabetes, e só fez porque alguém acima dele deve tê-lo encaminhado”, falou.

OUTRO LADO
Questionado pelo VERBO se achava certo o GCM tomar a vacina sem ser do grupo prioritário, Falcão preferiu o silêncio. Procurado, o inspetor não respondeu. A reportagem não conseguiu localizar a enfermeira que o vacinou. O secretário José Alberto Tarifa (Saúde) disse que “estamos seguindo rigorosamente o calendário de vacinação da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde”, ou seja, vacinar primeiro os profissionais de saúde.

Indagado então por que um GCM tinha tomado a dose, na presença de Falcão, Tarifa falou não ter conhecimento. “Não tenho essa informação”, disse. O secretário Mario de Freitas (Governo) também alegou não saber da vacinação do GCM. “Se aconteceu, vamos tomar as providências cabíveis”, disse. “Procedimento de investigação, sindicância e processo administrativo. Inclusive com possibilidade de afastamento dos envolvidos”, completou.

VEJA VÍDEO EM QUE GCM DE TABOÃO TOMA VACINA CONTRA COVID-19; ‘É PRIORIDADE’, DIZ SECRETÁRIO

LEIA+ Mais assolado, Taboão recebe Coronavac; auxiliar de enfermagem é 1ª vacinada

comentários

>