Diretor da UBS São Marcos e funcionário são presos por desviar vacinas contra gripe em Embu

Especial para o VERBO ONLINE

PM conduz à delegacia central um dos presos acusados de desviar vacinas contra gripe; o gerente da UBS São Marcos, também detido, em foto com Ney |Reprodução

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Funcionários da prefeitura de Embu das Artes foram presos no fim da noite desta quarta-feira (25) pela Polícia Militar por desvio de vacinas contra a gripe – eles transportavam as doses e oito seringas. Segundo a PM, um dos homens flagrados é Fabiano Santos, gerente administrativo (diretor) da UBS São Marcos, cargo político do governo Ney Santos (Republicanos). O outro detido é Anderson (sobrenome não informado), funcionário terceirizado do posto de saúde.

Ao trafegarem pela rua Jaçanã, no Jardim Fabiana, Fabiano e Anderson foram abordados pela Força Tática e detidos após terem conduta suspeita e ficarem nervosos. O gerente disse ser funcionário municipal e admitiu ter tirado as vacinas sem autorização expressa de nenhum gestor da Secretaria da Saúde. Eles teriam desviado as doses da própria UBS em que trabalham com o objetivo de comercializar – estariam transportando para local desconhecido.

Oito seringas para aplicação das doses de vacina e quase R$ 3 mil em dinheiro encontrados com os dois funcionários de UBS detidos pela PM | Reprodução

“Foi questionado se ele [gerente] tinha autorização para tirar esses medicamentos [vacinas] da UBS. Ele disse que não tinha. Estava levando aparentemente para comercializar, pelo horário e em carro particular. Questionado se ele estava a serviço da prefeitura, ele falou que não, falou que estava fazendo por vontade própria”, disse o sargento PM Nogueira. Com Fabiano e Anderson foram encontrados uma bolsa de gelo com as vacinas e R$ 2.933,00 em espécie.

Fabiano atuou na “Carreta da Saúde” do governo municipal. Há um ano, ele aparece em foto do lado do veículo e diz: “Encerramos mais uma Carreta da Saúde”. Ele também é pródigo em fotos ao lado de Ney. Em uma delas, surge em jogo de futebol com Ney bem descontraído. Em outra imagem, Fabiano posa com Ney na campanha em 2016. Ele e Anderson podem responder por peculato (corrupção por funcionário público). As oito vacinas foram descartadas.

Procurado pela reportagem, Ney ficou em silêncio. A vacinação contra a gripe, nesta primeira fase, é voltada aos idosos, além de profissionais de saúde. Enquanto vacinas são desviadas, as pessoas com 60 anos ou mais ficaram sem as doses já na segunda (23), primeiro dia da campanha. Ontem (25), o secretário Raul Bueno (Saúde) disse à reportagem que a prefeitura receberia novos lotes até a tarde e que a vacinação prosseguiria a partir desta quinta.

comentários

  • >