Pacientes se revoltam ao ficar na fila por até 6 horas por consulta em UBS em Embu

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Moradores de Embu das Artes protestaram na terça-feira (30) ao aguardar por até seis horas por marcação de simples consulta na UBS Nossa Senhora de Fátima (região do Parque Pirajuçara), em novo relato do quadro caótico da saúde municipal. Uma munícipe filmou a falta de atendimento e apontou que a fila de “mais de 300 pessoas” dava volta no lado de fora do posto e chegava ao portão. Indignadas, pacientes cobraram providência do prefeito Ney Santos (PRB).

Moradores, em vários quadros, aguardam
Moradores, ‘mais de 300 pessoas’, em vários quadros, aguardam em fila na UBS Fátima para marcar consulta

Ao gerar uma demanda reprimida por consulta com o agendamento em horário “infeliz” para quem trabalha, à tarde, e oferta reduzida de vagas, a unidade de atenção básica provocou grande procura por atendimento e a consequente revolta dos pacientes. “Olha aí a população de Embu das Artes, prefeito Ney Santos. Nós estamos aqui na UBS Jardim Fátima. São 20 para uma da tarde, olha o povo esperando para marcar”, diz a moradora ao filmar a extensa fila.

“A população está indignada, a fila está no portão, mais de 300 pessoas esperando atendimento para marcar, ó. […] Estamos esperando um médico, atendimento digno, não estamos pedindo mais nada. Olha o embuense querendo falar”, continua, quando pacientes começam a se revoltar ao lembrar promessas de Ney. “Pagamos impostos, tem pessoas aqui passando mal, crianças, idosos”, diz uma munícipe. “Cadê a fila zero que o prefeito falou?”, critica outra.

Uma senhora reclama que “a gente está sofrendo aqui com fome”. Antes, uma moradora diz aguardar desde as 10 horas, mas outra conta esperar por mais tempo ainda. “Estou sem ser atendida à uma da tarde. [Aguardo] Desde as 8. Para marcar uma consulta!”, protesta. “E muita gente aqui não vai conseguir marcar […], a partir de uma da tarde vai entregar a senha e tem mais de 300 pessoas aqui”, diz a munícipe de celular em punho. A marcação começaria às 14h.

A mulher que se queixou de fome revela o nó do atendimento na UBS por uma consulta. “Hoje está com um mês que vim e não consegui marcar. O cara que comanda aí ficou com gracinha”, diz. Uma outra senhora também reclama. “Falta de respeito com a população, olha o tamanho do bebê?!”, fala ao apontar para uma criança de colo, em empatia que falta aos responsáveis pela UBS. Durante o protesto, nenhum funcionário aparece para falar com os pacientes.

A munícipe como “cinegrafista” volta a apelar a Ney. “Ta aí, prefeito, ajuda a gente”, diz. A senhora indignada com as crianças no sufoco reclama do descaso dos funcionários do posto, que está com a porta fechada. “Não adianta, tanta gente aqui e não tem ninguém para atender”, protesta. Só resta à paciente com o celular em mãos mostrar a realidade da saúde em Embu. “Olha a fila, está dando volta, está no portão da UBS Jardim Nossa Senhora de Fátima”, finaliza.

OUTRO LADO
Procurado pelo VERBO, Ney classificou a demora no agendamento na UBS como “problema pontual”, causado pela direção. “O diretor, numa atitude errônea, acabou tomando a decisão de mudar o horário de marcação de consulta. Ou seja, o pessoal começou a chegar às 10, e ele só começou a marcar após as 14h. Foi um problema pontual daquela unidade, o gerente, infelizmente, foi inconsequente e mudou o rito do funcionamento por conta própria”, disse.

Ney disse ainda que ordenou a substituição da direção e que fará outras trocas. “Já determinei ao secretário hoje [dia 1º] que troque toda a direção, porque um erro do gerente acabou causando uma grande polêmica na cidade. Se puder colocar isso na matéria, agradeço, até para dar resposta à população. Não só lá, estou fazendo um levantamento, em vários equipamentos vou fazer um rodízio, vou trocar alguns servidores para que avance melhor o serviço”, afirmou.

> VEJA VÍDEO DA DEMORA PARA MARCAÇÃO DE CONSULTAS E FILA ‘GIGANTE’ NA UBS FÁTIMA EM EMBU

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comentários

  • Não e só nessa unidade, aqui no jardim santa luzia também e muito difícil marcar uma consulta.
    Se você precisar marcar uma consulta tem que abrir mão de ir trabalhar.
    Sem dizer que mesmo marcada a consulta você corre o risco de não passar com o médico, por um sistema que atende por rua do bairro.
    Pra ser sincero não sei nem explicar como funciona

  • Aqui na USB do Santa Teresa também é assim.
    Todo mês tem falta de sistema.
    Ontem minha mãe foi lá tentar marcar um exame de sangue e mais uma vez … falta de sistema.
    Sem contar que já faz mais de um ano o que ela espera para fazer um exame , pela idade dela tem que ser feito em um hospital.
    Se formos ver a cidade/os bairros estão abandonados.
    Ruas esburacadas, postes com risco de cair sobre as casas e causar um grande estrago.
    Condução tb não fica atrás ,além de tirar os cobradores, sobrecarrendo o motorista com duas funções, colocaram carros muito antigos.

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