Com estimativa de 17 mil mortes, governo estadual deve reavaliar volta às aulas

Especial para o VERBO ONLINE

João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Centro de Contingência do combate ao coronavírus no estado de São Paulo | Governo do Estado de São Paulo

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo deve reavaliar a retomada gradativa das aulas presenciais nas redes públicas e privadas de ensino no dia 8 de setembro. Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (16), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na capital, o secretário-executivo do Centro de Contingência do combate ao coronavírus, João Gabbardo, disse que novos estudos sobre o impacto da retomada das aulas presenciais devem ser levados em consideração.

O anúncio foi feito após críticas à retomada das aulas feitas pelo matemático Eduardo Massad, professor titular da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, durante seminário online da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), na terça-feira (14). Massad disse que São Paulo e Brasil não estão preparados para a reabertura das escolas e estimou que a retomada das aulas pode levar 17 mil crianças a óbito em todo o país.

“Eu fiz minha conta hoje sobre a volta à escola. Nós temos no Brasil, 500 mil crianças portadoras do vírus ‘zanzando’ por aí. Se você abrir agora em agosto, mesmo usando máscara, mesmo estando a dois metros de distância, o que nós vamos ter? No primeiro dia de aula, vamos ter 1.700 novas infecções, com 38 óbitos. Isso vai dobrar depois de dez dias e vai quadruplicar depois de 15 dias. Se a gente abrir escola, nós vamos chegar a 17 mil, ou seja, 17 mil crianças vão morrer e não precisariam morrer”, declarou Massad, durante o seminário online.

Diante do questionamento sobre a projeção matemática realizada por Massad, o governo estadual disse que pretende fazer uma nova análise sobre a retomada gradual das aulas presenciais em setembro. “Em função dessas novas informações, a gente pediu para que o centro de contingência, que tem discutido isso com o secretário de educação, faça uma reavaliação daquilo que já foi definido. Tão logo tenhamos essas informações, a gente vai trazer aqui para a entrevista coletiva”, disse Gabbardo. Até agora, o estado de São Paulo tem 402.048 casos confirmados de covid-19 e 19 mil mortes.

comentários

>