REPÚDIO. ‘Folha do Pirajuçara’ classifica ataque de Daniboy ao Verbo de ‘covarde’

Especial para o VERBO ONLINE

ANA PAULA TIMÓTEO
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A “Folha do Pirajuçara”, um dos mais tradicionais e longevos jornais da região, publicou no domingo (17) um editorial, assinado pelo proprietário e diretor, o respeitado jornalista Mário Aparecido, em repúdio ao ataque do vereador Daniboy (DEM) contra o VERBO e o repórter e chargista Gabriel Binho. Na sessão no dia 30 de maio, Daniboy chamou este site de “jornaleco fundo de quintal” e “fake news” e disse que Binho “não teve a lição” com o atentado que sofreu.

Daniboy (DEM), que fez ataque contra o Verbo e Binho, e nota (trecho) de repúdio da 'Folha do Pirajuçara'
Ver. Daniboy (DEM), que fez ataque contra o Verbo e Binho, e nota (trecho) de repúdio da ‘Folha do Pirajuçara’

Aparecido diz que Daniboy usou a tribuna para tentar intimidar a imprensa e condena a postura do parlamentar. “No Embu das Artes, o vereador Daniboy foi covarde e agressivo no seu ataque pessoal ao jornalista Gabriel Binho. O jornalista Binho é reconhecido pelo seu talento artístico em reproduzir a realidade embuense através de suas charges. A sua linha crítica tem como pauta os agentes políticos da cidade, entre eles o prefeito Ney Santos”, diz o editorialista.

O diretor da “Folha” considera uma ignomínia o discurso de Daniboy de que acionou os advogados do Legislativo para se voltar contra o site e o profissional e blindar Ney. “Recentes charges de Gabriel Binho, envolvendo o prefeito, teriam ‘incomodado o vereador que, mesmo sem ‘procuração’, saiu em defesa de Ney Santos. Esquece o nobre edil que a sua posição pessoal contra o jornalista não o autoriza a usar o Jurídico da Câmara Municipal em defesa do prefeito”, diz.

“Se ele deseja processar aquele órgão de imprensa, que o faça com dinheiro do próprio bolso, e não da máquina administrativa, que é paga com o dinheiro público. A atitude insana do vereador não encontrou qualquer amparo ou apoio dos outros 16 vereadores daquela augusta Casa de Leis. Em sinal de protesto, os órgãos de imprensa deixaram de usar o espaço destinado à imprensa para cobrir os trabalhos da Câmara Municipal de Embu das Artes”, continua.

Na própria sessão, durante os ataques incessantes de Daniboy – que usou os dois tempos de discurso a que tinha direito, 20 minutos no total, para hostilizar o VERBO e seu profissional -, o próprio jornalista Aparecido, que estava no plenário no setor de imprensa, ficou indignado com a postura do vereador e propôs que os jornalistas e donos de jornais ou sites presentes não ficassem no espaço reservado na sessão seguinte, em protesto contra o parlamentar.

Aparecido dedica o editorial para também repudiar a postura do vereador Eduardo Nóbrega (PSDB), de Taboão da Serra, que, “na mesma linha de covardia e desrespeito ao trabalho da imprensa, atacou o jornalista Allan dos Reis e a reportagem do ‘Taboão em Foco’, sobre os possíveis autores de vaias proferidas contra a presidente Joice Silva”. Ele ressalva que, ao contrário de Embu, “a maioria esmagadora dos vereadores defendeu a liberdade de imprensa”.

Aparecido diz não existir Estado democrático de direito e uma sociedade livre sem uma imprensa livre. “Mais do que a obrigação de bem informar e denunciar falhas dos agentes políticos, jornalistas recebem a outorga constitucional de livre exercício da sua profissão. […] Os vereadores em questão só fomentaram uma posição antagônica gratuita com aqueles que verdadeiramente exercem, em sua amplitude, o alto escopo da imprensa e da boa informação”, finaliza.

> LEIA NOTA DE REPÚDIO DA ‘FOLHA DO PIRAJUÇARA’
A ATAQUE DE VEREADORES A SITES DA REGIÃO

Folha-Nota-2

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>