Morador de Embu morre de febre amarela; postos abrem para vacinar neste sábado

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Um morador de Embu das Artes, da região do Itatuba, morreu no dia 11 de fevereiro por febre amarela, no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Vítima da doença, o caminhoneiro de 34 anos não tinha tomado a vacina e chegou a passar por dois hospitais de Cotia. Nas últimas duas semanas antes de apresentar os sintomas, ele percorreu a Grande São Paulo e litoral, inclusive cidades com mata como São Lourenço da Serra, Juquitiba, Guarujá, Itanhaém e Guararema.

UBS em Itatuba - onde morador morreu no dia 11 de febre amarela -, um dos 16 postos que vacinam hoje (24)
UBS em Itatuba – onde morador morreu no dia 11 de febre amarela -, um dos 16 postos que vacinam hoje (24)

A Secretaria Municipal de Saúde informa que fechou 16 quarteirões ao entorno da residência do morador. Neste sábado (24), será feito o serviço de bloqueio (visita às casas, a fim de orientar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença) e também vacinar os moradores que ainda não tomaram a dose. Não só a UBS do Itatuba, todas as 16 unidades básicas estarão abertas, das 9h às 15h, para intensificar a vacinação contra a febre amarela.

Devem tomar a dose – em Embu, única – contra a febre amarela toda a população a partir de 9 meses de idade, que trabalha ou mora na cidade – porém, nem todos podem se vacinar (veja grupos de pessoas com restrições abaixo). É necessário apresentar documentos que comprovem a residência (conta de água ou luz, cartão “Cidadão Embuense” ou o cartão de matrícula do posto) ou o local de trabalho na cidade (Carteira de Trabalho ou declaração da empresa).

A vacina estará disponível ainda neste sábado em tenda no Jardim Flórida, na rua Flor de Lis, durante a ação “Prefeito no seu bairro”. Até agora, foram vacinadas mais de 197 mil pessoas. A meta é atingir 100% da população. É importante se conscientizar que macacos não são transmissores da febre amarela, eles são tão vítimas da doença quanto os humanos. Quem transmite a febre amarela são algumas espécies de mosquitos. Maltratar ou matar macacos é crime.

NÃO PODEM TOMAR A VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA
– gestantes
– Mães que amamentam bebês (se necessário, suspender amamentação por 10 dias)
– pacientes que tomam imunossupressores (medicamentos que afetam a defesa do organismo)
– pessoas em tratamento de quimioterapia e radioterapia
– pacientes que fazem diálise e hemodiálise
– portadores de HIV (pode tomar a vacina se apresentar relatório do especialista que o acompanha)
– pacientes que receberam alta nos últimos dois anos de tratamento contra o câncer (podem tomar apresentando a carta do oncologista)
– portadores de artrite reumatoide, lúpus, doenças neurológicas graves (paciente com crise convulsiva sem controle)
– Alérgicos a ovo de galinha
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

> Compartilhe na fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>