‘Folha’ e ‘Agora’ noticiam que subsecretário de Ney é indiciado por ataque a Binho

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A “Folha de S. Paulo” e o “Agora São Paulo” noticiam nesta segunda-feira (19), também em edição impressa, que o subsecretário de Comunicação do prefeito Ney Santos (PRB), Renato Oliveira, e um segurança pessoal foram indiciados pelo atentado contra o repórter-fotográfico e chargista Gabriel Binho, do VERBO. Os jornais informam que, “segundo a Polícia Civil, ele [Renato] confessou o crime, cometido ao lado de um amigo, o agente penitenciário Lenon Roque”.

Em Embu das Artes, morador lê "Agora SP" aberto n
Em Embu das Artes, morador lê “Agora SP” aberto na página que noticia Renato (em foto com Ney) indiciado
Reprodução da reportagem da "Folha de S. Paulo" sobre
Reprodução da reportagem da “Folha de S. Paulo” sobre indiciamento de Renato Oliveira, com foto de Binho
Cópia
Imagem de página do “Agora SP” que noticia que subsecretário Renato Oliveira (auxiliar de Ney) é indiciado

As reportagens narram que Gabriel Barbosa, o Binho, como é conhecido, procurou a polícia e relatou que, por volta das 2h da madrugada de 28 de dezembro, voltava do centro de Embu e seguia de moto pela rodovia Régis Bittencourt no km 279 sentido capital quando foi atingido por um carro. O automóvel teria retornado e um ocupante disparado três vezes contra a vítima – que se protegeu, mas acabou fraturando um tornozelo na queda após a investida do veículo.

Horas depois, o jornalista recebeu uma mensagem pelo Facebook de que os próximos tiros seriam “no meio da cara para aprender a parar de ser falador”. “Binho trabalha no site ‘Verbo Online’, que tem postura crítica em relação ao prefeito Ney Santos (PRB), para que trabalha Oliveira”, dizem “Folha” e “Agora”. Os jornais citam que, “com a análise de imagens de câmeras de segurança, a polícia descobriu que um Hyundai i30 usado no crime ficou à espreita de Binho.

A suspeita era de que um guarda civil tivesse participado do ataque. “Na última sexta (16), porém, o subsecretário e o amigo prestaram depoimento, confessaram – Oliveira negou, porém, que tenha havido disparos de arma de fogo contra Binho – e foram indiciados. Eles responderão em liberdade”, dizem os jornais, que lembram que a gestão Ney é envolta em polêmicas, inclusive Ney é investigado por elo com organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico.

Procurado pela reportagem, Renato deu a versão de que procurou Binho para conversar sobre um “assunto pessoal, motivado por questões familiares”, admite que, segundo o relato dos jornais, aguardou o jornalista se afastar de uma praça próxima da rodovia para abordá-lo porque não queria criar confusão no local, mas que em momento algum houve tiros. “Quando baixamos o vidro, falei: ‘Binho, vamos conversar, encosta aí que quero conversar com você'”, diz.

Renato fala que Binho talvez não tenha percebido que era ele que se aproximava, se desequilibrou e caiu da moto. “Eu me arrependo por ele ter se machucado e por tudo isso criar uma imagem daquilo que eu não sou”, diz. Binho reafirma que foi alvo de tiros, diz que Renato está sendo orientado a dar essa versão e se quisesse dialogar teria feito na praça. O governo Ney disse que que precisa ter acesso ao inquérito para falar. Lenon não foi localizado, dizem os jornais.

> LEIA REPORTAGEM NA “FOLHA DE S. PAULO” Secretário é indiciado por ataque a jornalista
> LEIA REPORTAGEM NO “AGORA SÃO PAULO” Subsecretário é indiciado por atentado contra jornalista
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>