Câmara realiza sessão de 59 anos de Embu e entrega inédita medalha neste domingo

Especial para o VERBO ONLINE

PEDRO HENRIQUE FEITOSA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A Câmara Municipal realiza sessão solene em comemoração aos 59 anos de autonomia político-administrativa de Embu das Artes neste domingo (18), data do aniversário, a partir das 10h. A solenidade será conduzida pelo vereador Hugo Prado (PSB), presidente do Legislativo, e reunirá os demais vereadores da Casa e o prefeito Ney Santos (PRB). Os emancipadores de Embu serão lembrados – apenas Annis Bassith, de 90 anos, primeiro prefeito do município, é vivo.

Plenário da Câmara de Embu das Artes
Plenário da Câmara de Embu das Artes, que abrirá as portas à população para sessão de aniversário da cidade

Neste ano, pela primeira vez, a Câmara agraciará personalidades com a inédita medalha “18 de Fevereiro”, honraria aprovada na sessão no dia 7. Cada vereador poderá indicar uma pessoa. A medalha deve ser concedida a moradores ou não  “que, por seus méritos pessoais ou de instituições que representem, tenham prestado relevantes serviços à Estância Turística de Embu das Artes, tornando-se credores do reconhecimento público da comunidade embuense”.

Ainda conforme projeto de lei aprovado, por unanimidade, “os homenageados deverão ser pessoas que se destacaram na promoção da educação, cultura e da história, do desenvolvimento, dos desportos, da justiça e segurança pública, da saúde, da vida comunitária, enfim, que sejam benfeitores sociais de Embu e dos seus embuenses” – condição ampla para outorga. A medalha será conferida a pessoas vivas na data da aprovação da concessão em plenário da Câmara.

No caso de morte do indicado após a aprovação da homenagem em plenário, mas antes da entrega, a comenda deverá ser entregue a um representante da família ou a pessoa por ela indicada – a entrega será em sessão solene ou especial da Câmara, de preferência no dia 18 de fevereiro de cada ano. Perderá o direito de receber a medalha o homenageado que “praticar qualquer ato contrário à dignidade, às leis do país, do Estado ou do município, e ao espírito da honraria”.

Para indicar, o vereador só precisará apresentar a justificativa à Casa e um currículo da pessoa. Os homenageados podem ser cidadãos, residentes ou não no território nacional, bastando terem vínculo com Embu, “além de possuírem comprovado mérito para o recebimento da medalha”. “Na última sessão, nós vereadores aprovamos um projeto de lei onde cada vereador irá fazer uma homenagem a uma personalidade da nossa cidade”, disse Hugo em sessão ontem.

Nem todos os vereadores, porém, indicaram e irão homenagear. Até esta sexta-feira (16), 12 tinham escolhido uma personalidade. Dois dos agraciados são o vice-prefeito de Embu, Peter Calderoni (PMDB), e o carteiro Denivaldo Jesus de Matos, que foi preso acusado por criminosos e solto após mobilização da qual participaram os vereadores. “Quero convidar todos para participar da sessão solene em alusão aos 59 anos da nossa amada Embu das Artes”, disse Hugo.

PERSONALIDADES INDICADAS PELOS VEREADORES QUE PRESTARÃO HOMENAGEM
Peter Calderoni < Hugo Prado (PSB)
Paulo Eusébio da Luz < Carlinhos do Embu (PSC)
José Pereira dos Santos < Bobilel Castilho (PSC)
Denivaldo Jesus de Matos < Gerson Olegário (PTC)
Ana Maria Melo Cesário < Índio Silva (PRB)
Alex de Mello Cardoso < Gilson Oliveira (PMDB)
Sérgio Luiz Girardi < Joãozinho da Farmácia (PR)
José Roberto Jorge < Jefferson do Caminhão (PSDB)
Joselita Ferreira de Sousa < Ricardo Almeida (PRB)
Manoel Vicente dos Santos < Rosângela Santos (PT)
Marília Mello < Doda Pinheiro (sem partido)
Leo Novais < Daniboy (DEM)

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>