Bloco de Pedra dança maracatu no Sesc Campo Limpo nesta 3ª-feira de Carnaval

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em São Paulo

Nesta terça-feira de Carnaval (13), o Sesc Campo Limpo terá a presença do Bloco de Pedra, considerado o maior grupo de maracatu de São Paulo, com uma orquestra percussiva composta por cerca 100 músicos e um corpo de dança. Criado em 2005 no bairro de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), formado na maioria por jovens de várias regiões da capital, o bloco vai falar sobre a vivência do maracatu (“oficina”), às 15h, e depois fará apresentação ao público, às 18h.

Grupo carnavalesco Bloco de Pedra se apresenta ao
Bloco de Pedra em apresentação no Jd. Santa Tereza, em Embu, no ano passado, ao lado do grupo Kambinda

O Bloco de Pedra utiliza instrumentos que se dividem entre alfaias (tambores típicos do maracatu), agbês/ganzás, gonguês, caixas/taróis e timbais/djembês, trazendo todo o vigor da percussão brasileira, que aliada ao movimento e dança coreografados levam ao público uma experiência performática e cativante. O grupo desenvolve exclusivamente o maracatu de baque virado, representado através da música, da dança e do canto, de forma alegre e descontraída.

Em autêntica apresentação da manifestação carnavalesca originária do Estado de Pernambuco, o bloco desfila o vigor das alfaias, que contagia e cativa o público a acompanhar o cortejo, promovendo a interatividade com os foliões. Em seu repertório, o grupo canta toadas tradicionais do maracatu, como também composições de própria autoria. A região já teve oportunidade de conhecer a arte do bloco, que no Carnaval no ano passado se apresentou em Embu das Artes.

SERVIÇO
Bloco de Pedra no Sesc Campo Limpo
Nesta terça-feira de Carnaval (13), palestra “Vivência do maracatu”, às 15h, e desfile, às 18h, na unidade – gratuito
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Vila Prel/Campo Limpo (zona sul de SP, estação metrô Campo Limpo)
Tel.: (11) 5510-2700

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>