No 1º dia dos blocos, Desbundas Artes e Barata empolgam foliões no centro de Embu

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O Carnaval em Embu das Artes teve neste sábado (10), na praça central do município (largo 21 de Abril), a apresentação dos tradicionais e contagiantes blocos de rua que levaram milhares de moradores e turistas a lotar o Centro Histórico e brincar a folia para valer. Depois de não liberar verba para o Carnaval no ano passado sob alegação de endividamento da prefeitura, o governo Ney Santos (PRB) organizou a festa nesta edição e colocou até palco para receber as atrações.

Bloco do Barata
Após Desbundas Artes, Bloco do Barata, com sambas e marchinhas, agita público na praça central de Embu
Porta-bandeira e mestre-sala do Bloco do Barata
Porta-bandeira e mestre-sala do Bloco do Barata evoluem com graça em meio a foliões que caíram no samba
Folião Júlio César com a mulher e filho
Folião Júlio César com a mulher e filho, que saíram da zona sul para brincar o Carnaval em Embu e aprovaram

A administração municipal atual à frente do Carnaval gerou, porém, divergência. Na programação divulgada pela prefeitura, o irreverente – e aguardado – bloco Desbundas Artes desfilaria às 20h, mas os componentes não aceitaram e decidiram manter a tradição de arrastar a multidão pelas ruas do Centro Histórico durante a tarde e desfilaram por volta das 15h. O grupo avisa que vai repetir o mesmo horário na apresentação neste domingo (11), na praça central.

“Recebemos uma notificação [da prefeitura] de que o Carnaval começaria às 18h. Achamos de bom senso notificá-los também de que o Desbundas Artes sempre saiu às 15h, sem nunca ter problemas com comerciantes, expositores [da feira], pelo contrário, eles nos apoiam. Como reunimos sempre crianças, idosos, pessoas com deficiência, não temos como sair à noite, até porque o Carnaval à noite é mais ‘pesado’ [adulto]”, disse a coordenadora Maria Claudia Capelli.

Alheio à “disritmia” oficial, o Desbundas Artes, com expressivo estandarte e banda eletrizante, cantou as mais populares e animadas marchinhas e empolgou mais uma vez o público, formado por muitas famílias, em desfile mais “discreto”. “Neste ano, não satirizamos ninguém, a nossa marchinha foi bem comportadinha, chamando com muito amor o povo para curtir o Carnaval na praça. ‘Venha, meu amor, venha pra praça brincar, hoje é Carnaval!'”, cantou Maria Claudia.

Por volta das 20h, foi a vez do tradicional Bloco do Barata ganhar a praça e agitar o público com vigorosa bateria. Casal de porta-bandeira e mestre sala, adulto e também de crianças, e passistas fizeram grandiosa evolução em meio aos foliões. Por cerca de uma hora, o grupo tocou sambas de sucesso, além de marchinhas, e ferveu o largo de Embu. Além dos blocos, o sábado de Carnaval no centro teve apresentação da Banda Municipal e show do grupo Stylo Novo.

O assistente de engenharia Júlio César Cavalcante, morador do Campo Limpo (zona sul de SP), caiu na folia em Embu com a mulher e filho de 3 anos e aprovou a festa. “Vim no ano passado, gostei, retornei. O diferencial é a organização, a segurança. Na semana passada, fui em um bloquinho em Pinheiros [zona oeste da capital], fomos roubados, abriram a bolsa dela e levaram o celular. Fiquei chateado, lá certamente não irei voltar. Aqui, é confirmado que sim”, falou.

O Carnaval em Embu segue até terça-feira (13) em três pontos da cidade. Neste domingo (11), a praça do centro, além do Desbundas Artes, terá ainda o grupo Charanga. No local, o bloco Kambinda, da artista Raquel Trindade, se apresenta na terça. No Jardim Santa Tereza, o Carnaval começa neste domingo. Na segunda, terá a Bateria Santa Tereza, e na terça, o Kambinda. No parque Francisco Rizzo (região central), tem matinê neste domingo, 14h (confira programação).

ASSISTA À APRESENTAÇÃO DO BLOCO DO BARATA NO SÁBADO DE CARNAVAL EM EMBU DAS ARTES

> VEJA IMAGENS DA APRESENTAÇÃO DO BLOCO DO BARATA NO CARNAVAL EM EMBU DAS ARTES

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2018 EM EMBU DAS ARTES – gratuita
> No Centro Histórico – praça das Artes (largo 21 de Abril)
Neste d
omingo (11)
15h – Desbundas Artes
20h – Charanga
21h – Grupo Papo dy Mlk
Segunda-feira (12)
19h – Charanga
20h – Grupo Kawana
Terça-feira (13)
19h – Kambinda
20h – Grupo de pagode

> Jardim Santa Tereza (ruas Belgrado e Hamburgo)
Domingo (11)
18h – Banda Municipal
20h – Grupo de pagode
Segunda-feira (12)
18h – Bateria Santa Tereza
20h – Grupo de pagode
Terça-feira (13)
15h – Kambinda
20h – Grupo de pagode

> Parque do lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 300)
Domingo (11)
Das 14 às 18h – Matinê

Fonte: Bloco Desbundas Artes e Prefeitura de Embu das Artes (*programação sujeita a alteração)
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>