Inspeção veicular tem baixa adesão e prazo é prorrogado até fim do mês em Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Os motoristas de vans escolares e táxis que operam em Taboão da Serra têm mais quatro semanas para fazer a inspeção veicular obrigatória. O novo prazo para o procedimento vai até o dia 28 de fevereiro. A previsão inicial para concluir a vistoria era 31 de janeiro, mas o prazo foi estendido devido a baixa adesão, conforme apurou o VERBO. No período, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) espera vistoriar 450 táxis e 332 vans escolares.

Van escolar passa por inspeção; procedimento foi estendido até 28 de fevereiro
Van escolar passa por inspeção veicular; procedimento em Taboão da Serra foi estendido até 28 de fevereiro

“Nossos agentes são incumbidos de verificar itens dos sistemas de iluminação, freios, direção, eixos, suspensão, pneus, rodas, entre outros componentes obrigatórios, conforme prevê a legislação que trata do tema”, explica o secretário Gerson Brito (Setram). A vistoria, que visa garantir o exercício legal da atividade e oferecer aos estudantes e usuários de táxis serviço com segurança, é condição para renovar a autorização para explorar os serviços em Taboão da Serra.

“A Secretaria de Transportes passou a adotar, desde 2017, o agendamento online para as inspeções, o que garante mais comodidade aos condutores. Os interessados podem escolher o melhor dia e horário para fazer o procedimento, diretamente pela internet, no site www.taboaodaserra.cobrasin.com.br,” orienta Gerson. Além da modernização do sistema, a Setram centralizou as inspeções em um único lugar, com a implantação de um eficiente posto de vistoria.

De acordo com a prefeitura, o espaço para vistoria possui todos os equipamentos necessários para mais conforto e agilidade no procedimento. Apesar de todos os investimentos feitos, cerca de 50% dos permissionários ainda não agendaram a vistoria. “Apesar da prorrogação, os condutores não devem deixar para a última hora, sob pena de serem impedidos de exercer a função”, alerta um dos agentes responsáveis pela inspeção veicular, Robson Bernardes.

O posto de vistoria, no Jardim Bontempo (região central), funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A prefeitura lembra que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê nos artigos 135 e 136 a realização de inspeção veicular como requisito obrigatório para exercer o transporte individual ou coletivo de passageiros. Vale ressaltar que conduzir o veículo sem portar a autorização é infração grave e gera multa de R$ 195,23, além da retenção do automóvel.

SERVIÇO
Departamento de Trânsito – Deptran
Rua Nicolino Bentivegna, 90 – Jardim Bontempo
Telefone: (11) 4787-3610 ou (11) 4787-3620
Email: setram@taboaodaserra.sp.gov.br
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

> Com informações da prefeitura
Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>