No Jardim Maria Rosa, Banda Espera Marido abre Carnaval de Taboão no sábado (3)

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A Banda Espera Marido, tradicional bloco carnavalesco de Taboão da Serra, abre o Carnaval da cidade no sábado (3) – uma semana antes da festa de momo, como de costume -, a partir das 14h. A folia, que começou em 1993 e comemora 26 anos de história com grande sucesso, acontece na rua Francisca de Carvalho, esquina com a avenida Dr. José Maciel, no Jardim Maria Rosa (região central), idealizada por moradores e apoiadores com grande ligação afetiva com o bairro.

No bloco da Banda Espera Marido no ano passado, pai e filho brincam
No bloco Espera Marido no ano passado, pai e filho brincam Carnaval, e Santão, ‘à caráter’, recepciona foliões

A Banda Espera Marido é conhecida pela irreverência e ousadia, já que os participantes fazem troca de papeis, homens se vestem de mulher e vice-versa, a começar pelos próprios integrantes da banda que sobem ao palco para animar o público, com chamativos figurinos com que se tornam cartão de visita para a festa. A folia é regada a tradicionais marchinhas, mas também é marcada por mistura de ritmos, como axé e samba enredo, tudo para alegrar os foliões.

A folia – que ganhou o nome de tanto as mulheres aguardarem os companheiros que se reuniam em antiga escadaria de padaria para beber cerveja, as “espera marido” – já virou tradição em Taboão e faz parte do calendário cultural da cidade. “A festa tem como finalidade promover o Carnaval e reunir as famílias, além da criatividade do público nas fantasias”, disse o idealizador José Roberto dos Santos, o Santão, que também não deixa de se caracterizar de “moça”.

A festa de rua, da qual participam pessoas de todas as idades, inclusive muitas crianças e idosos, e também moradores de cidades vizinhas, tem o apoio da prefeitura de Taboão. “O evento é gratuito e destinado para toda a família”, disse o secretário de Cultura, Israel Luciano. “Essa é uma oportunidade das pessoas darem o grito de Carnaval e iniciarem a folia que toma conta do país durante quatro dias”, destacou a produtora cultural da secretaria, Regina Azzullini.

Como nos últimos anos, durante a festa de rua haverá troca de alimentos por camisetas personalizadas da Banda Espera Marido. Trocas antecipadas devem ser feitas, a partir desta quarta-feira (31), na avenida Dr. José Maciel, 444, Jardim Maria Rosa, no depósito de água JB. Para troca é necessário doar, pelo menos, 2 quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar). As camisetas são limitadas, e os alimentos serão doados para instituições caridade.

SEGURANÇA
Para garantir a segurança tanto dos foliões que participarem da festa de rua (que se reúnem em frente à padaria Rainha), quanto dos motoristas que passarem pela avenida Dr. José Maciel, a prefeitura disponibilizará agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal para monitoramento do local. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará à disposição do público durante o evento, como também banheiros químicos.

SERVIÇO
Bloco carnavalesco Banda Espera Marido – participação gratuita
Neste sábado (3), na rua Francisca de Carvalho, esquina com a avenida Dr. José Maciel (a 800 metros da praça Nicola Vivilechio, na rodovia Régis Bittencourt), Jardim Maria Rosa, Taboão da Serra, a partir das 14h; camisetas personalizadas do bloco são trocadas por 2 quilos de alimentos (exceto sal e açúcar)

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>