Após briga política e tragédia, Taboão ganha ‘enfim’ quartel do Corpo de Bombeiros

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, no Jardim São Judas, em Taboão da Serra

O governo do Estado inaugurou na sexta-feira (19) a sede própria do Corpo de Bombeiros em Taboão da Serra, no Parque Industrial Daci, região do Jardim São Judas, em parceria com a prefeitura. Além do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) e vereadores, a cerimônia reuniu o secretário estadual de Segurança Pública, Mágino Alves, e a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB). O governador Geraldo Alckmin (PSDB), que confirmara presença, não compareceu.

Diante de bombeiros, Fernando, Mágino
Com bombeiros, Fernando e secretário Mágino, entre outras lideranças políticas, inauguram posto de Taboão
Membros do Corpo de Bombeiros
Bombeiros do quartel de Taboão (São Judas) se apresentam ao secretário; corporação atende pelo telefone 193

A instalação do quartel em Taboão era um reivindicação antiga, mas chegou a ser encaminhada em 2007 depois que o prefeito Evilásio Farias (PSB) entrou com a doação de um terreno e a Associação dos Industriais do Sudoeste de São Paulo (Aissp) aceitou buscar recursos entre empresários para construir a sede. O acordo não vingou. Em 2009, a gestão José Serra (PSDB) anunciou a construção. Evilásio tachou o anúncio, para o qual não foi convidado, de “eleitoreiro”.

Em 2010, o Estado disse que a obra ainda dependia de aprovação do projeto pela prefeitura, em novo capítulo da briga política entre o grupo político de Evilásio e de Fernando, aliado de Serra e oposição ao então prefeito. A “politicagem” perdurou mesmo após uma tragédia. Em 2008, uma família inteira (quatro pessoas) morreu carbonizada no Jardim Panorama. Os bombeiros levaram 40 minutos para chegar ao local. Foi apenas um dos inúmeros incêndios na cidade.

O projeto para a implantação do quartel era de 2008, mas a empresa que tinha assumido a construção não deu continuidade à obra, e foi feita uma nova licitação. “É uma história longa desde 2008, então a gente vinha lutando até acontecer. Essa é uma prova de que você nunca deve esmorecer, se achar que o tempo é muito longo e não compensa [dar continuidade a um projeto], você acaba não obtendo determinadas vitórias que poderia obter”, disse Fernando.

Para o secretário, a concretização do quartel se deve à parceria entre prefeitura e o Estado. “Estamos aqui celebrando a parceria entre município e o governo do Estado, que permitiu que o sonho do município fosse realizado, que é a construção desse magnífico quartel. Estamos vivendo uma crise enorme, mas, independentemente da crise, o governo do Estado não deixa jamais para trás as causas importantes e relevantes da administração pública”, discursou Mágino.

A sede própria dos bombeiros em Taboão – localizada a poucos metros de empresas de grande porte – foi construída a partir de setembro de 2016 e custou R$ 1.650.000, dos quais R$ 1,5 milhão proveniente de emenda da deputada Analice. O quartel tem três prédios principais, com alojamentos, vestiários, salas administrativas, de aula e de uso técnico. Conta com 25 bombeiros (16 civis e nove militares), viaturas, unidade de salvamento e caminhão autobomba.

O quartel teve inauguração “oficial” (ato político), mas já funcionava desde novembro – antes, atendia provisoriamente, desde junho de 2016, em galpão alugado pela prefeitura no Parque Laguna. As chamadas para o Corpo de Bombeiros são realizadas por meio do telefone 193. O atendimento é 24 horas, de segunda a segunda. A corporação responde pelos serviços de resgate, urgência e emergência, combate a incêndio e prevenção, além de atividades educacionais.

SERVIÇO
Quartel (sede própria) do Corpo de Bombeiros em Taboão da Serra
Rua Austrália, Parque Industrial Daci (região do Jardim São Judas) – Chamadas pelo telefone 193

Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>