‘Folha’ noticia atentado contra Binho e que entidades cobram investigação do caso

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Diretor do VERBO ONLINE

A “Folha de S. Paulo” publicou na última sexta-feira (12), na versão online do jornal, reportagem sobre a tentativa de assassinato contra o repórter-fotográfico e chargista do VERBO Gabriel Binho. Com a manchete “Jornalista é alvo de
disparos na Grande São Paulo”, o texto diz que “Gabriel Barbosa Silva, 32, conhecido como Binho, foi alvo de disparos na madrugada de 28 de dezembro e depois ameaçado em sua conta na rede social”. “Ele passa bem”, informa o jornal.

Reportagem da Folha
‘Folha’, na versão online, traz reportagem sobre atentado contra Binho (detalhe), replicada por UOL e ‘Agora’

Um dos maiores jornais do país, a “Folha” diz que Binho é “colaborador do jornal online Verbo Online’” e acompanha a cobrança da taxa de lixo em Embu das Artes e sessões da Câmara Municipal – Binho faz fotos, entrevistas e colabora com a equipe na elaboração das reportagens, além de produzir charges para o site. “Em declaração ao veículo em que atua, o jornalista classificou o ato como atentado”, diz o jornal, em sua principal editoria, “Poder”, sobre política no país.

A “Folha” destaca que o Instituto Vladimir Herzog, Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e a Artigo 19 elaboraram nota em que cobram investigação do caso pela polícia paulista – o VERBO participou, a convite, de reunião com as entidades. “A impunidade num crime contra um comunicador serve de estímulo para que violações à liberdade de expressão e imprensa se perpetuem”, alertaram.

O reportagem relata que “Binho deixou o centro de Embu em sua motocicleta e seguia pela rodovia Régis Bittencourt sentido São Paulo, por volta de 2h, quando um carro i30 prata se aproximou e tentou desestabilizá-lo. O jornalista caiu na pista e, ao se levantar, o carro retornou por outra via e três tiros foram disparados em sua direção. Binho […] não foi atingido. Quebrou o tornozelo como consequência da queda, além de sofrer escoriações no joelho, cotovelo e mãos”.

Além de detalhar o atentado, a “Folha” cita a ameaça recebida por Binho depois do ataque. “Horas depois, ele recebeu mensagem em uma rede social em nome de ‘Samuel Salve Geral’. ‘Us [os] proximu tiro vai se no meio da cara pra aprende a para de ser faladô recado tá dado o outro q vai ser arrepiado e o otavio silva sem massagem Agora mesmoCurtirReponderMais [sic]’, diz o texto (‘Os próximos tiros vão ser na cara para deixar de ser falador’)”, relata.

“Segundo o ‘Verbo Online’, a referência é a Otávio Silva, liderança do PDT”, finaliza a “Folha”, sobre ameaça a morador que tem se manifestado sobre a taxa de lixo criada pelo prefeito Ney Santos (PRB). Com grande visibilidade, a notícia foi republicada pelo UOL, considerado o maior portal de notícias do país. e pelo “Agora”, apontado como o jornal de São Paulo mais vendido no segmento popular (com preço mais acessível), muito lido entre moradores de Embu e região.

VEJA REPORTAGEM NA ÍNTEGRA DA ‘FOLHA DE S. PAULO’ E PUBLICADA NO ‘AGORA’ SOBRE CASO BINHO

Binho Folha print

Binho Agora printCompartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>