Morador de Taboão está internado na Bahia com febre amarela; UBSs registram filas

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Um morador de Taboão da Serra, de 49 anos, está internado em Salvador, no Hospital Couto Maia, com febre amarela, diagnóstico que foi confirmado na quinta-feira (11) por meio de exame feito com material do paciente, em laboratório na capital baiana. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, o homem chegou à cidade de Itaberaba (290 km de Salvador), na região da Chapada Diamantina, no dia 5 de janeiro, já com sintomas da doença. Ele está em estado grave.

Usuários
Usuários da UBS Suiná fazem fila 5ª-feira em busca de vacina; morador de Taboão está internado em Salvador

A Secretaria de Saúde da Bahia afirma que o caso é importado, ao apontar que o homem começou a apresentar os sintomas no dia 2 de janeiro, antes de chegar à Bahia. De acordo com o coordenador-geral do Núcleo Regional de Saúde de Feira de Santana (que abrange Itaberaba), Edy Gomes, o paciente é natural de Itaberaba e chegou ao Estado, de avião, por Salvador. Ele seguiu até a cidade na Chapa Diamantina de ônibus, após embarcar na rodoviária da capital.

De acordo com Gomes, ao chegar a Itaberaba, o homem teve uma piora nos sintomas da doença e foi atendido na UPA (unidade de pronto-atendimento). Ele esteve na UPA várias vezes, entre os dias 5 e 9 de janeiro, quando apresentou piora no quadro clínico e foi transferido para Salvador. Ainda conforme o coordenador do Núcleo de Saúde de Feira de Santana, o morador de Taboão foi para Itaberaba após passar o réveillon em Itapecerica da Serra – onde o vírus circula.

A secretária adjunta de Saúde de Taboão, Alexandra Pitol, e o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Taboão, Milton Parron, afirmaram na quinta-feira (11), porém, que não existem motivos para pânico e que é desnecessária a “atual corrida” aos pontos de saúde em busca da vacina. A secretaria tem explicado que Taboão não está situada em área de mata, a febre amarela não é urbana e não se registrou nenhuma morte nas proximidades devido à doença.

No entanto, os postos de saúde registraram grandes filas desde o início da semana, como na UBS Parque Pinheiros, na terça-feira (8). “O posto está cheio por causa da vacina da febre amarela, acho que nem vamos abrir [o salão] hoje”, disse a cabeleireira Elda Correia. Na UBS Jardim Suiná (Pirajuçara) na quinta-feira, a fila cruzava o portão e chegava a ganhar a rua. Em dez dias, as UBSs já aplicaram 60 mil doses da vacina. A secretaria afirma que não vai faltar vacina.

Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>