‘Caprichado’, ‘Natal Iluminado’ atrai milhares de visitantes à praça central de Embu

Especial para o VERBO ONLINE

ANA PAULA TIMÓTEO
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A magia do Natal tomou conta de milhares de pessoas que compareceram à recém-batizada praça das Artes, no centro histórico de Embu das Artes, para conferir de perto a decoração natalina da cidade no primeiro final de semana de instalação. O “Natal Iluminado” foi inaugurado na sexta-feira (8), pelo prefeito Ney Santos (PRB), a cargo da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, através de parcerias com empresas e financiamento da empresa Engeluz – Tecnoluz.

Decoração de Natal
Moradores e turistas veem decoração de Natal na recém-batizada praça das Artes, centro histórico de Embu
Cascata
Crianças e adultos brincam com cascata de neve artificial saída de coreto decorado para receber Papai Noel

O largo 21 de Abril, que costuma receber durante os fins de semana frequentadores dos bares e restaurantes, agora virou destino de famílias que se encantam com tanto brilho que emana de árvores decoradas, presépio ilustrando o nascimento de Jesus, trenó do Papai Noel com as renas encantadas e saco de presentes, palco para apresentações natalinas, coreto especialmente decorado para receber o bom velhinho, de onde sai uma cascata de neve artificial que fazia com que crianças e adultos brincassem e se imaginassem no Polo norte, apesar das noites quentes embuenses.

Os visitantes olhavam o presépio cuidadosamente montado e sentiam falta do personagem principal, a escultura do menino Jesus, furtada logo após a inauguração. “É uma maldade o que fizeram, roubar logo o menino Jesus, é muito desrespeito”, disse a dona de casa Roberta Alves, 43, de Taboão da Serra. Moradores de Embu e cidades vizinhas, sobretudo Taboão e Itapecerica da Serra, marcaram presença na praça que estava em obras desde o fim de outubro.

Os visitantes elogiaram a reforma da praça ao considerar que as mudanças deixaram o ambiente mais amplo, porém observaram que um item fundamental foi esquecido – lixeiras. “A praça está muito mais bonita e espaçosa”, disse a comerciante Janete Silvino, 46, de Itapecerica. “A praça realmente tá muito linda, só tem uma coisa que ‘tá’ faltando, cestos de lixo. Acho que o Ney se esqueceu das lixeiras”, falou Edvaldo Muniz, 61, também comerciante de Itapecerica.

Os embuenses dizem que é importante ter uma decoração de Natal à altura do município conhecido pelo turismo, uma oportunidade de levar as famílias às ruas e praças para interagirem com a cidade. “Gostei muito da decoração, acho que esse é o primeiro ano que está assim, achei muito bonita. É um bom lugar para trazer as crianças e fazer um passeio em família, é uma forma de confraternizar”, disse recepcionista Lígia Souza, 29, do Jardim Presidente Kennedy.

Conforme mostrou o VERBO, em 2015, os moradores reprovaram os enfeites de Natal colocados no centro de Embu. O prefeito Chico Brito, então, disse que a praça central ganharia uma bonita decoração no ano passado. Foi só promessa – além de não ter nenhum símbolo natalino, o local estava “mal iluminado” e “largado”. Neste ano, outros pontos da cidade também foram decorados, entre eles a entrada da cidade e as praças do Parque Pirajuçara e Jardim São Marcos.

> Compartilhe na fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>