Retrógrado, Ney não respeita a mulher, diz Edvânio sobre veto a Disque 180 em Embu

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O vereador Edvânio Mendes (PT), autor do projeto de lei de fixação do Disque 180 em comércios vetado pelo prefeito de Embu das Artes na quarta-feira (6), afirma que Ney é “retrógrado” e “não tem respeito pela mulher”. Em entrevista em vídeo a Gabriel Binho, do VERBO, Edvânio diz que apresentou o projeto após ouvir relatos de agressões a mulheres e que o telefone de três dígitos seria “muito simples de guardar” e no qual as vítimas iriam “encontrar uma ajuda”.

Com Daniboy de cabeça baixa e presidente Hugo de semblante constrangido, Edvânio protesta contra veto
Com Daniboy de cabeça baixa e presidente Hugo constrangido, Edvânio faz repulsa a veto de Ney a Disque 180

“O projeto é muito importante para, pelo menos, minimizar a situação gritante da violência [contra as mulheres]. Foi das rodas de conversa que propusemos”, diz Edvânio ao se referir a ações da associação do Parque Pirajuçara. Diz que as moradoras vão aos comércios. “Ali tendo um cartaz do 180 seria importante, ali iriam encontrar ajuda. Às vezes, as pessoas não conseguem gravar o telefone do CRM [Centro de Referência da Mulher], o 180 é muito simples”, afirma.

Edvânio diz primeiro “estranhar” o veto. “O projeto passou pela Comissão Mista [da Câmara, que analisa a legalidade], que é governista [composta majoritariamente de vereadores aliados de Ney], os advogados da Câmara deram parecer favorável, ficou vários dias tramitando, passou por todos os trâmites. O projeto foi a votação, e todos os vereadores, unânimes, votaram [a favor]. E muitos falaram da importância [do combate] da violência contra a mulher”, relata.

Ele diz depois que o veto foi político e que Ney não preza as mulheres. “Quando o prefeito vem e veta o projeto, mostra que não tem respeito pela mulher, não respeita o Legislativo, que só tem vaidade. Eu votei contra o projeto do prefeito da taxa de lixo, contra o aumento do IPTU, contra esse ‘Cartão [Cidadão’] que não tem fundamento. Isso é represália. Em momento em que se discute o feminicídio, temos um prefeito retrógrado, que não respeita a família”, afirma.

Edvânio critica ainda o vereador Daniboy (DEM), que atacou o projeto. “É mais estranho um vereador que estudou quatro anos, assistente social, tentar justificar o injustificável. O serviço social fala muito do direito, principalmente da mulher. Se fala de [fica contra] um projeto que está defendendo a mulher, e defende o prefeito, é porque também não tem respeito [pela mulher], o que aprendeu dentro da faculdade não está levando para o seu dia a dia”, dispara.

O vereador reprova mais enfaticamente a postura do prefeito. “Ele diz que veio da comunidade [pobre], mas como veta um projeto desse?”, questiona Edvânio. “Esse prefeito para mim é um ultrapassado. É um momento de tristeza. Ele é um machista que não respeita a população feminina desta cidade. Para mim, é um retrocesso, é uma decepção em relação a alguém em que acreditei que poderia respeitar a família. Ele não tem respeito pela família”, protesta Edvânio.

VEJA DEPOIMENTO DO VEREADOR EDVÂNIO MENDES SOBRE PROJETO DO DISQUE 180 EM VÍDEO NA ÍNTEGRA

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>