Detran flagra veículos de autoescolas de Embu estacionados e não em aula prática

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) flagrou na manhã da terça-feira (28) irregularidades na aplicação de aulas práticas da categoria B (carro) em duas autoescolas – formalmente chamadas de centros de formação de condutores (CFCs) – em Embu das Artes, a Japa e a Olho na Pista. O órgão de trânsito realiza fiscalização periódica em autoescolas e em locais de exames práticos para coibir eventuais fraudes no processo de habilitação.

Carro para formação de motoristas; autoescolas
Carro de autoescola; Japa e Olho na Pista vão ter direito a apresentar defesa antes da conclusão do processo

A fiscalização constatou que um carro da autoescola Japa que deveria estar em aula prática (como constava do sistema e-CNHsp) estava estacionado em um lava-rápido. Já a Olho na Pista estava com o automóvel estacionado em frente à autoescola, quando o veículo deveria estar sendo utilizado em instrução para um dos alunos – o e-CNHsp rastreia todas as etapas do processo de habilitação. Os alunos não estavam presentes, e os instrutores foram conduzidos à delegacia.

Foram feitos boletins de ocorrência na delegacia de Embu por inserção de dados falsos em sistema de informações, crime (artigo 313-A) passível de pena de 2 a 12 anos de prisão. Além disso, as autoescolas terão as atividades suspensas preventivamente por 30 dias e responderão a processos administrativos instaurados pelo Detran-SP que podem resultar em descredenciamento. As empresas terão direito a apresentar defesa antes da conclusão do processo.

“Habilitar-se significa bem mais do que simplesmente conseguir uma CNH. O processo de habilitação é pensado para formar um condutor consciente e cidadão. Por isso, é um passo importante na construção de um trânsito seguro”, diz Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran-SP. Suspeitas de irregularidades podem ser denunciadas à Ouvidoria do Detran.SP pelo portal www.detran.sp.gov.br ou direto em http://bit.ly/1ZfLWnf. É garantido sigilo ao denunciante.

SERVIÇO
Disque Detran-SP – Cidade de São Paulo e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h
Fale com o Detran-SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal (www.detran.sp.gov.br), na área de “Atendimento”

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>