Laércio se desfilia do PTB para buscar ser candidato a prefeito de Taboão em 2020

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O vice-prefeito de Taboão da Serra, Laércio Lopes, anunciou nesta quarta-feira (22) que deixou o PTB. Ele justifica que quer alçar “voos mais altos”, ser candidato a prefeito de Taboão em 2020, na sucessão de Fernando Fernandes (PSDB). Laércio diz ter se desfiliado “sem briga”, mas admite que não terá “espaço” para disputar o governo municipal, em sinal de que a vereadora Joice Silva, presidente da Câmara, que é do PTB, deverá concorrer à prefeitura. Ela tem negado.

O vice-prefeito Láercio Lopes, que deixou o PTB, participa de
O vice Láercio Lopes, que deixou o PTB, participa de inauguração ao lado de Fernando, a quem busca suceder

Laércio acumulou o cargo de vice com o de secretário de Cultura no primeiro mandato de Fernando e conduziu a desativação do zoológico do Parque das Hortênsias – atribuição da pasta -, com a retirada gradativa dos animais, com “diplomacia” e poucos atritos com ativistas e oposição. Empresário, ele também se tornou um hábil interlocutor com segmentos da sociedade e entidades e virou a face “afável” do governo, oposto ao perfil do prefeito, de difícil diálogo.

Laércio estava no PTB havia mais de uma década. “Eu quero alçar voos mais altos e no PTB talvez não tenha espaço. É um partido que respeito, que admiro, mesmo a presidente Arlete, se sou o vice-prefeito, devo isso a ela. Porém, tenho outros planos, e estou me desfiliando. […] Então não foi briga, sou filiado há mais de dez anos, tenho muito respeito pelo PTB, é um partido de história”, disse Laércio ao VERBO. Secretária de Assistência Social, Arlete Silva é mãe de Joice.

Apesar de afirmar que não teria espaço para disputar a prefeitura pelo PTB, Laércio teria se desfiliado para buscar ingressar no PSDB, para ter apoio de Fernando na sucessão municipal – no último dia 28, o prefeito disse publicamente, pela primeira vez, que o candidato governista será do seu partido, o PSDB. “Não estou me filiando a partido ainda, já tenho convites, mas vou aguardar mais alguns para ver qual vai se encaixar nos meus planos”, desconversou o vice.

O único postulante do PSDB, por ora, é o vereador Eduardo Nóbrega. Ele não conta, porém, com apoio da maioria dos vereadores, que inclusive trabalha explicitamente para minar a sua candidatura. “Como vice, o plano natural é o cargo majoritário [prefeito]. Porém, sou de grupo, se o meu nome não estiver bem [junto ao eleitorado em 2020], vou apoiar alguém que esteja melhor que eu. Mas esse voo que quero alçar, fazer um trabalho mais focado nisso”, disse Laércio.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>