Emancipador e 1º prefeito de Embu, Annis celebra 90 anos com gerações de amigos

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Uma das personalidades mais importantes e queridas da história de Embu das Artes, Annis Neme Bassith comemorou 90 anos na última quinta-feira (16) em jantar em que reuniu muitos familiares e recebeu dezenas de amigos de várias gerações, em um restaurante na rodovia Régis Bittencourt em Embu. Um dos emancipadores e primeiro prefeito de Embu, Annis é uma “unanimidade” no município, respeitado por lideranças de todos os partidos e ideologias políticas.

Annis quando prefeito, com o governador Carvalho Pinto, e com Geraldo e Quinzinho
Annis (centro) quando prefeito, com governador Carvalho Pinto, e com Geraldo Cruz e Quinzinho nos 90 anos

Annis nasceu no dia 16 de novembro de 1927, no largo 21 de Abril (centro de Embu), em casa onde hoje é uma agência do Banco do Brasil. Foi vereador de Itapecerica da Serra nos anos 1950, como representante do distrito de M’Boy, que se tornaria Embu, em 1959, pela luta de emancipadores, entre eles Annis. Com Embu com autonomia política, Annis foi eleito para governar o município entre 1960 e 1964. A residência-berço foi a sede da prefeitura até por volta de 1970.

Annis apoiou o surgimento do núcleo de artes de Embu, inclusive a abertura da feira de artes, e o 1º Salão de Artes Plásticas de Embu, em 1964. Depois, foi vereador de 1964 até 1968, ano em que foi presidente da Câmara. Voltou a ser prefeito de 1969 a 1972. Inaugurou um museu histórico-artístico em 1970, com patrocínio do governo do Estado, mas o espaço se perdeu – grande parte do acervo se estragou ou foi furtado, algumas peças estão no Memorial Sakai (centro).

Annis ainda sonha que Embu tenha de novo um museu e um arquivo histórico – que inclusive deveria existir pela lei federal 8.159/91. Ele doou fotos e documentos da coleção pessoal ao historiador Márcio Amêndola, preocupado com a falta de memória da cidade, sem confiar que a prefeitura implante o espaço de preservação da história de Embu. A mãe era uma forte inspiração, a artista plástica Alexandrina Bassith, hoje nome de escola no Jardim Ângela/Santo Eduardo.

Eleito em siglas de direita, de um homem conservador, da velha política, Annis soube se tornar progressista ao longo da vida. Entre posições lembradas, ele apoiou os governos de PMDB (Nivaldo Orlandi e Geraldo Puccini) e PT (Geraldo Cruz e Chico Brito), então considerados mais populares. “Ele teve suas contradições como político da Arena nos tempos da ditadura, mas é muito mais democrático e republicano do que muitos sujeitos de esquerda que conheci”, diz Amêndola.

Annis deixou a vida pública em 1993, mas nunca ficou alheio aos destinos de Embu e é visto como uma das pessoas que mais amam Embu, como os artistas Raquel Trindade, Wanderley Ciuffi, Solano Trindade (1908-1974), Mestre Assis (1931-2007). “Como está há quase 25 anos fora da política, é natural que não tenha realizações, mas sempre tentou ajudar no diálogo entre esquerda e direita. Não se pode dizer que tenha enriquecido na política”, atesta Amêndola.

Empresário do ramo imobiliário, Annis fundou também o jornal “Folha de Embu”. No jantar em sua homenagem, ele estava com os filhos, neta, nora, genro, sobrinhos-netos, afilhados, compadres, comadres e muitos amigos, entre eles o deputado estadual e ex-prefeito Geraldo Cruz (PT), o ex-prefeito Joaquim de Moraes, o Quinzinho, e a professora Lídia Balsi. “Ele ficou muito emocionado e feliz pelas pessoas que compareceram à comemoração”, disse a filha Cris Bassith.

NOTA DA REDAÇÃO – O ex-prefeito Annis Bassith comemorou 90 anos em um restaurante na rodovia Régis Bittencourt em Embu das Artes, informação já corrigida na reportagem.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

  • Muito orgulho de ter trabalhado ao seu lado na Imobiliária Bassith! Ali recebi incentivos e puxões de orelha a respeito de meu futuro profissional. Agradeço ao Pai Celestial por ter permitido a passagem desse “pai” em minha vida. Amo-o e respeito-o incondicionalmente, pois ele com sua simplicidade e integridade conquistou-me eternamente. “Meu querido, meu velho, meu amigo”!

  • >