Taboão elege ‘Miss Beleza Negra’ na abertura de homenagens a Zumbi dos Palmares

Especial para o VERBO ONLINE

PEDRO HENRIQUE FEITOSA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Promovido pelo Cepir (Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial), o concurso “Miss Beleza Negra de Taboão da Serra” 2017 teve como grande vencedora Ana Flávia Pereira, do Jardim Saint Moritz, que foi coroada rainha, na noite desta quarta-feira (15), no Cemur (centro). O título de princesa foi para Bruna Gabrielle de Moura. A miss simpatia foi escolhida pelas próprias participantes, que em uma disputa acirrada deram a faixa para Flaviana Alves.

As vencedoras Ana Flávia (rainha - à dir.), Bruna Gabrielle (princesa - à esq.) e Flaviana Alves (miss simpatia)
As vencedoras Ana Flávia (rainha – à dir.), Bruna Gabrielle (princesa – à esq.) e Flaviana Alves (miss simpatia)

O concurso exaltou a pluralidade da beleza feminina. A rainha eleita representará a comunidade negra em todos os eventos sociais de Taboão, destacou o vice-prefeito Laércio Lopes (PTB), que premiou as três vencedoras, ao lado do coordenador da Cepir, Antonio Carlos Sousa Santos, e do vereador Cido (DEM). Participaram ainda do concurso as candidatas Valéria Santos, Carla Santos, Kelly Gomes, Jessua Pires, Geisa Santana, Valéria Marques e Sumaia Regina.

O “Miss Beleza” abriu a programação do mês da Consciência Negra em Taboão, que acontece de 15 a 25 de novembro, com diversas atividades no Cemur, todas com entrada gratuita. “Queremos que as pessoas reconheçam a importância da data que recordamos anualmente em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra e do líder Zumbi dos Palmares, e fazer disso uma ferramenta para garantir o tratamento igualitário a que todos têm direito”, disse Sousa Santos.

O segundo dia da programação comemorativa à consciência negra será nesta sexta-feira (17), com o lançamento do livro “Antologia Literária Jovem Afro”, da autora baiana e moradora de Taboão da Serra Zainne Lima. O evento, que acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação (centro), visa discutir questões sobre a história e violência urbana sofrida pela população negra, além de falar sobre politicas públicas e o enfrentamento à mazela do racismo.

Neste domingo (19), o Cepir realiza mais uma edição do Samba Rock Fest, a partir das 14h, com o cantor Paulo Brazz, evento para artistas que buscam reconhecimento por meio da música, além de abrir espaço à cultura da periferia. No penúltimo dia de atividades, na terça-feira (21), acontecem apresentações musicais, oficinas, exposições e desfile das escolas da rede municipal de ensino de Taboão, da ONG Mundo da Fantasia e da Escola de Bailado, a partir das 14h.

Para fechar a estendida Semana da Consciência Negra, na última data de atividades, dia 25 (sábado), às 18h, na Câmara dos Vereadores, acontecerá a entrega da medalha “Zumbi dos Palmares”, que homenageia pessoas que se destacaram por lutar contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira. O evento ocorrerá no contexto em que o apresentador Willam Waack (TV Globo) disse que uma buzina que o irritou antes de uma entrevista, em 2016, era “coisa de preto”.

SERVIÇO
Semana da Consciência Negra em Taboão da Serra (próximos eventos)
Nesta sexta-feira (17.nov)
14h – Lançamento do livro “Antologia Literária Jovem Afro”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (rua Elizabeta Lips, 166, Jardim Bom Tempo/centro)
Neste domingo (19.nov)
14h – Samba Rock Fest, no Cemur (praça Nicola Vivilechio, s/nº, Jardim Bom Tempo/centro)
Terça-feira (21.nov)
14h – Apresentações musicais, desfiles e oficinas, da ONG Mundo da Fantasia, Escola de Bailado e escolas municipais, no Cemur
Sábado (25.nov)
18h – Entrega da medalha “Zumbi dos Palmares”, na Câmara Municipal de Vereadores

Fonte: Cepir

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>