Com balões ao céu, Dia de Finados na região é marcado por celebrações e emoção

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes e Taboão da Serra
ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

Os cemitérios da região registraram grande movimento nesta quinta-feira (2), Dia de Finados. Em Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, parentes visitaram os túmulos de entes queridos e participaram de missas e cultos pelos falecidos. Com saudade, pessoas solitárias ou famílias inteiras depositaram flores nas sepulturas, ficaram diante dos jazigos com olhar longe e enxugaram lágrimas, mas também expressaram muita fé ao fazerem orações.

Criança observa soltura de balões em homenagem aos finados no Memorial Parque Paulista
Criança observa soltura de balões brancos em homenagem aos finados no Memorial Parque Paulista, em Embu

Em Taboão, a tradicional missa de Finados no Cemitério da Saudade, no Jardim Helena, celebrada pelo padre Carlos Alberto de Souza, reuniu cerca de mil pessoas, em volta ao altar à frente da estátua de Cristo Redentor. Ao final, jovens e adultos surgiram vestidos como Maria sob vários títulos em que é invocada, destaque para Nossa Senhora Aparecida. Os vereadores Cido (DEM), assíduo à missa, e Eduardo Nóbrega (PSDB), pré-candidatos a prefeito (2020), participaram.

Em Embu, o centro ficou movimentado com visitas ao Cemitério do Rosário (centro), que teve missa celebrada pelo padre Sebastião Gomes. No Cemitério dos Jesuítas, na região do Parque Pirajuçara, o público participou de missa campal celebrada por vários padres da cidade, com mensagem de reconciliação diante da vida efêmera do ser humano. “A conversa [proximidade] com a morte é motivo para pedir perdão ao irmão”, pregou padre Marcelo do Sagrado Lado.

Os fiéis se abrigaram do sol forte e acompanharam atentos à missa, que emocionou. “O sentimento é de leveza, apesar da tristeza muito grande. Tenho cinco familiares sepultados aqui, a última a falecer foi minha irmã, de 51 anos. Sinto muita saudade, de todos. Todos fazem muita falta”, disse ao VERBO a gerente de loja Eliete Maria, 46. O deputado Geraldo Cruz (PT), o vereador Hugo Prado (PSB) e o secretário Léo Novais, pré-candidatos a deputado, participaram.

O Cemitério Jardim da Paz, na região do Santa Emília, em Embu, também teve grande visitação ao logo do dia, com missas celebradas pelo padre Gian Paulo, pela manhã, e pelo padre Cícero Medeiros, à tarde. No Memorial Parque Paulista, no Jardim Mimás, também em Embu, em iniciativa que comoveu visitantes, os falecidos foram homenageados com soltura de balões brancos – que receberam mensagens escritas por familiares carregadas de afeto e saudade.

Antes, os visitantes participaram de missa na capela do cemitério. “O sentimento é de tristeza, mas também de muita fé e esperança na misericórdia de Deus, é o que vai dar a certeza e a força para cada de nós superar as dificuldades. A perda de entes queridos nos ajuda a ver que a vida não termina aqui, é uma passagem desta para a vida futura, onde receberemos a recompensa de Deus pelos bons atos que fizemos”, disse o padre Antonio Dubena, celebrante da missa.

Em Itapecerica, o Cemitério Floreal Eterno (centro) teve celebração conduzida pelo padre Alberto Gambarini, pela manhã. No Horto da Paz, no Potuverá, à tarde, o padre Alexandre Matias presidiu a missa de Finados na capela do cemitério que reuniu cerca de 200 visitantes. Em ato marcante, o sacerdote teve ao lado durante a liturgia católica um pastor da Igreja Presbiteriana, o reverendo Edílson Rodrigues, em reflexão sobre os 500 anos da Reforma Protestante.

“O sentimento, no Dia de Finados, deve ser de saudade, mas sobretudo de confiança na ressurreição. Nós, cristãos, temos a certeza de que quando morremos não é que tudo se acaba, mas ressuscitaremos para a vida eterna”, disse padre Alexandre. A esperança consiste também em vencer a corrução. “Devemos lutar por um Brasil mais justo, a partir das nossas orações e da nossa consciência como cidadão, para viver o reino de Deus agora”, disse reverendo Edílson.

VEJA OUTROS MOMENTOS DO DIA DE FINADOS EM CEMITÉRIOS EM TABOÃO, EMBU E ITAPECERICA

Missa de Finados no Cemitério da Saudade, em Taboão, presidida pelo padre Carlos Alberto
Tradicional missa de Finados no Cemitério da Saudade, em Taboão da Serra, celebrada pelo pe. Carlos Alberto
Fiéis da Paróquia São Pedro vestidos de Nossa Senhora
Fiéis da Paróquia São Pedro vestidos de Nossa Senhora para se apresentarem na missa de Finados em Taboão
Padres de Embu das Artes
Padres de Embu das Artes celebram missa campal no Cemitério dos Jesuítas, na região do Parque Pirajuçara
Fiel sentado no chão reza na missa no Jesuítas; Eliete
Fiel sentado no chão reza na missa no Cemitério dos Jesuítas; emocionada, Elite Maria participa da celebração
Padre Cícero reza missa de Finados no Cemitério Jardim da Paz
Padre Cícero celebra missa de Finados no Cemitério Jardim da Paz, na divisa de Embu e SP; família faz oração
Padre Antonio na capela do Memorial Parque Paulista e fiéis deixam cemitério
Pe. Antonio na capela do Memorial Parque Paulista; fiéis saem após missa, que foi seguida de soltura de balões
Padre Alexandre e reverendo Edílson (de preto) rezam Pai-Nosso com fiéis na missa no Horto da Paz, em Itapecerica
Pe. Alexandre e rev. Edílson (de preto) rezam Pai-Nosso com fiéis na missa no Horto da Paz, em Itapecerica

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>