Fiscalização do Conselho de Odontologia flagra dentista sem registro em Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Após receber uma denúncia, uma fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) flagrou na segunda-feira (18) um homem que exercia ilegalmente a profissão de dentista no bairro Arraial Paulista, na região da Vila Iasi, em Taboão da Serra. Na hora da diligência, que foi acompanhada por uma equipe da Vigilância Sanitária de Taboão, o suspeito – que não teve o nome revelado pela polícia – realizava avaliação odontológica em um paciente.

Fiscais do Conselho Regional de Odontologia na delegacia após constatarem
Fiscais do Conselho Regional de Odontologia em delegacia após constatarem dentista em exercício irregular

Em averiguação da denúncia, os fiscais ao chegarem ao consultório solicitaram a identificação profissional do suposto dentista, que mostrou o diploma de formação acadêmica de uma instituição de ensino da Bolívia, país que faz fronteira com o Brasil. De acordo com a fiscalização do conselho regional, o homem não tinha o certificado de graduação estrangeira revalidado no país e sequer registro junto ao Crosp para poder exercer regularmente a odontologia.

No mesmo consultório, uma mulher que fazia atendimento clínico também foi flagrada sem a documentação exigida. Ela afirmou ser cirurgiã-dentista com formação também na Bolívia, mas não apresentou nenhuma comprovação. Com a irregularidade, a Polícia Militar foi acionada e conduziu ambos ao 2º Distrito Policial de Taboão (Pirajuçara) para instauração de inquérito, que vai apurar o exercício irregular da profissão. O local foi interditado pela Vigilância.

Conforme a lei federal 5.081/66 no artigo 3º, “poderão exercer a odontologia no território nacional os habilitados por escolas estrangeiras após a revalidação do diploma e satisfeitas as demais exigências do artigo anterior” – é preciso ter graduação em outro país validada por instituição brasileira e inscrição ativa no Conselho Regional de Odontologia do Estado de atuação. Irregularidades podem ser denunciados no Crosp (http://www.crosp.org.br/denuncias.html).

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>