Após reclamação de usuários, posto do cartão BOM funciona no Poupatempo Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

PEDRO HENRIQUE FEITOSA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Após reclamação generalizada contra o fechamento do serviço em Taboão da Serra, há dois meses, o novo posto do cartão BOM está funcionando na cidade desde sábado (9) no Poupatempo, no Pirajuçara. A unidade oferece recarga em máquinas de autoatendimento e emissão de primeira via de cartões (BOM Comum, Sênior e Sênior Paulista) e de segunda via (Comum, Vale-Transporte, Escolar e Sênior), além de atendimento aos cartões do transporte de Taboão.

Usuária carrega o BOM em terminal de autoatendimento e idoso mostra cartão emitido no Poupatempo
Usuária carrega o BOM em máquina de autoatendimento e idoso exibe cartão emitido no Poupatempo Taboão

Em julho, a Autopass, responsável pela emissão do BOM, fechou o único posto em Taboão, na avenida Armando Andrade, no centro, e obrigou os usuários a irem até Embu como terminal mais próximo apenas para recarregar o cartão. Com a nova unidade, o atendimento é feito no setor laranja do Poupatempo, de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 13h, sem precisar agendar os serviços previamente. A primeira via do cartão é gratuita.

“Aqui vai ter todos os serviços do BOM. A gente estima que 40% ainda não tem o cartão, nosso cálculo é que duas mil pessoas que usam regularmente esse serviço não tenham ainda o cartão”, disse o presidente da EMTU, Joaquim Lopes. Apesar de a empresa reconhecer a demanda em Taboão, a maior cidade da região, o serviço voltou após pressão dos usuários. Em consequência da reação, um novo posto será instalado no centro, no Atende (ao lado do Cemur).

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) ressaltou o serviço no Pirajuçara e avisou que o novo posto começa a funcionar ainda neste mês. “Grande parte da população de Taboão da Serra que utiliza o cartão BOM mora no entorno do Poupatempo, esse ponto é muito importante. Mas vamos inaugurar outro na cidade, na região central, dentro do Atende, isso deve acontecer nos próximos 15 dias”, disse, na inauguração oficial do novo posto, nesta segunda (11).

A deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) interveio para que o serviço voltasse a Taboão. Ela disse que ficou muito “aflita e aborrecida com a falta desse atendimento na nossa cidade” e procurou a EMTU. “Foi uma grande vitória para a população de Taboão e das cidades vizinhas”, afirmou, já na garantia do segundo posto, no centro. “Presente dobrado, agora teremos duas lojas, uma aqui no coração de nossa cidade, no Pirajuçara, e outra no Atende”, comemorou.

ALTERAÇÃO DE LINHAS
A EMTU anuncia o novo posto do BOM com a necessidade de providenciar o cartão para integração de quatro linhas que tiveram o ponto final alterado. A partir de sábado (16), os ônibus 033 Embu das Artes-Engenho Velho, 089 Taboão da Serra-São Judas, 124 Embu das Artes-Santo Eduardo e 191 Taboão da Serra-Parque Pinheiros serão integrados ao Terminal Butantã, não mais irão até o Hospital das Clínicas – o trajeto será encurtado em cerca de seis quilômetros.

Para chegar à região das Clínicas será preciso utilizar a nova linha circular 576, que partirá do Terminal Butantã. Assim, a transferência para essa linha deverá ser feita somente com o cartão BOM, sem custo a mais. A EMTU diz que as alterações visam melhorar o fluxo dos ônibus e o trânsito. Mas, em vez de quatro, os usuários terão só uma linha para chegar ao ponto final antigo. A empresa diz que as linhas 089, 124 e 191 terão de 2% a 10% de redução na tarifa.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>