No desfile, Analice proíbe imprensa diante do palco, ameaça tirar e irrita jornalistas

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Record, em Taboão da Serra

Sentada ao lado de Fernando Fernandes (PSDB) durante o desfile de 7 de Setembro, nesta quinta-feira, a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), mulher do prefeito, proibiu os jornalistas que registravam a apresentação dos alunos de ficarem diante do palco, inclusive com aviso de que seriam retirados se não atendessem a ordem, e irritou os profissionais de imprensa. Os repórteres trabalhavam sob sol forte, já Analice desfrutava de sombra da cobertura.

Com a frente do palco com acesso proibido a jornalistas, mas tomado de assessores, Analice (calça amarela) acena durante desfile
Com frente do palco vetada à imprensa, mas cheia de assessores e sob olhar da GCM, Analice acena no desfile

De acordo com relato dos repórteres, no início do desfile, Analice ordenou que os membros da imprensa não ficassem na frente do palco, “que a gente não atrapalhasse, ficasse mais do lado”, comentou um jornalista. A determinação, repassada pela Secretaria de Comunicação, foi acompanhada de uma advertência: em caso de insistência, a Guarda Municipal seria chamada para retirar os jornalistas. Uma TV Web também não teve permissão para transmitir ao vivo.

Prejudicados com a proibição, jornalistas fizeram fotos do desfile a distância e nem se aproximaram quando Analice, além do prefeito e vereadores, posou ao lado das crianças em meio à passagem pelo percurso – apenas assessores dos políticos se posicionaram para os registros, inclusive diante do palco, sem serem importunados. Parte dos profissionais de imprensa se retirou da área da apresentação dos alunos bem antes do término e permaneceu afastado do local.

Com o episódio, a maioria dos veículos não participou da entrevista do prefeito, como sempre faz após cada atividade pública de Fernando. O VERBO não soube da proibição de Analice durante o desfile e acompanhou a fala do prefeito (veja reportagem no link abaixo). Sem fazer juízo da posição dos outros órgãos de imprensa, por princípio editorial, mesmo se tivesse tomado conhecimento, este site teria participado da coletiva e noticiado o ocorrido, como faz agora.

Após décadas no Pirajuçara, o tradicional desfile de 7 de Setembro em Taboão da Serra aconteceu pela primeira vez na Arena Multiuso, no Jardim Record. Durante a apresentação, o cerimonial repetia que o espaço foi construído com recurso estadual conseguido com participação de Analice. Neste ano, ela foi eleita vice-presidente da Assembleia Legislativa, até 2019. O VERBO não conseguiu contato com Analice para comentar a proibição à imprensa no desfile.

A ordem da deputada gerou grande insatisfação entre os integrantes dos veículos de comunicação. “Ontem eles não trataram a imprensa muito bem”, ironizou um jornalista. Um outro jornalista não gostou da proibição. “‘Duzentos’ assessores da Analice tirando foto [em frente ao palco], e eu não vou tirar? É ruim, hein?”, disse. Um terceiro repórter reprovou a postura da deputada. “Desde quando a Analice manda na imprensa, no ir e vir da imprensa?”, criticou.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>