Comissão de Segurança de Taboão discute onda de assaltos em audiência na 6ª (1º)

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Na sexta-feira (1º), às 20h, a Comissão Permanente de Segurança da Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza uma audiência pública para discutir uma onda de assaltos relatada por moradores. De acordo com a presidente da comissão, vereadora Érica Franquini (PSDB), há informações até de arrastões em determinados bairros. A audiência é aberta à população, que pode participar fazendo perguntas às autoridades policiais ou informando casos de violência.

Vereadora Érica Franquini
Érica (PSDB), presidente da Comissão de Segurança, e integrantes da polícia na cidade em audiência em junho

Segundo a assessoria da vereadora, vários integrantes das forças de segurança na cidade foram convidados para a audiência. “A participação da população é muito importante, essa é uma oportunidade para debatermos junto com a sociedade quais as ações que o Poder Público deve tomar para o combate da violência em nosso município”, lembrou Érica. A comissão é composta ainda pelos vereadores Cido (DEM), vice-presidente, e Eduardo Nóbrega (PSDB).

Érica afirmou que a Guarda Municipal incorporou 30 novos GCMs ao efetivo da corporação e que espera a volta da Força Tática da Polícia Militar. “Na última reunião, em junho, a expectativa era que esse batalhão especializado voltasse a atuar em Taboão da Serra até o fim do ano. Sabemos que o 36º Batalhão recebeu novas motos e viaturas, vamos cobrar o aumento do efetivo também”, prometeu. À época, ela disse que a PM estava “muito ausente” da cidade.

Apesar da reclamação da escalada de assaltos, pelas estatísticas divulgadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, Taboão da Serra teve 7,9% menos roubos em julho do que no mesmo mês em 2016 – 209 registros contra 227. No acumulado de sete meses, a redução chega a 23,7% em comparação com o mesmo período – 1.776 contra 1.356 casos. O roubo de veículos caiu 21,8% em julho (55 para 43) e 17,5% de janeiro a julho (365 para 301 registros).

O furto também teve redução, de 4,8% em julho (124 para 118 registros). Nos sete primeiros meses, a diminuição foi ainda maior, de 13,2% (977 para 848 casos). Mas o furto de veículos teve uma disparada no mês passado, passou de 41 para 63 ocorrências, o que contribuiu para a alta no acumulado de janeiro a julho, de 5,5% (274 para 289). O roubo de cargas também explodiu na cidade: 50% em julho (8 para 12 casos) e 53,2% de janeiro a julho (47 para 72 ocorrências).

Taboão não reduziu os homicídios. Teve dois em julho e 12 de janeiro a julho em comparação com 2016. As lesões corporais intencionais caíram 22,6% em julho (31 para 24) e 27,3% nos sete primeiros meses (242 para 176). Já o estupro disparou: 28,6% (7 para 9 casos) em julho e 14,3% (21 para 24) nos sete meses. A alta se deu pela disparada de estupro de menor. De janeiro a julho de 2016, não tinha sido registrado nenhum caso. Neste ano até aqui, já são 16.

CONSEG
Nesta quarta-feira (30), às 19h30, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Monte Alegre realiza reunião mensal para discutir o combate à criminalidade na área desde o Parque Pinheiros até bairros do lado esquerdo da rodovia Régis Bittencourt e a região central. O local é a escola estadual Julieta Caldas Ferraz, no Jardim Monte Alegre. A diretoria convida os moradores e pede que chame vizinhos e amigos para juntos debater e solucionar problemas de segurança.

SERVIÇO
Audiência Pública de Segurança Pública
Na sexta-feira (1º), às 20h, na Câmara Municipal (estr. São Francisco, 2013, Jardim Helena)
Reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Monte Alegre
Nesta quarta-feira (30), às 19h30, na escola estadual Julieta Caldas Ferraz (rua Avelina Nogueira do Prado, 257, Jardim Monte Alegre)

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>