Criador da revista ‘IstoÉ’, Domingo Alzugaray é velado em Itapecerica nesta 3ª (25)

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Da Redação do VERBO ONLINE

O corpo do fundador da Editora Três e criador da revista “IstoÉ”, Domingo Alzugaray, será velado nesta terça-feira (25) no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, a partir das 11h, com cerimônia de cremação às 14h. Alzugaray morreu nesta segunda-feira (24), aos 84 anos, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Internado há cerca de 25 dias, o empresário argentino naturalizado brasileiro (desde 1966) teve complicações neurológicas devido ao mal de Alzheimer.

O empresário argentino naturalizado brasileiro Domingo Alzugaray, fundador da Editora Três, que morreu
O empresário argentino naturalizado brasileiro Alzugaray, fundador da Editora Três, que sofria de Alzheimer

Nascido em 22 de novembro de 1932, Alzugaray, após carreira de ator no cinema e teatro, foi convidado pela Editora Abril a ajudar a produzir revistas de fotonovelas e chegou a diretor comercial. Em 1972, deixou a Abril e fundou com Luiz Carta e Fabrizio Fasano a Editora Três – em alusão ao trio de sócios -, de onde saíram as revistas “Planeta”, “Status” e Motor Show”, entre outras. Também relançou, com Mino Carta, a revista “Senhor”, título criado nos anos 1950.

Em 1976, criou a “IstoÉ”, revista semanal ainda em circulação, em parceria com Mino, Tão Gomes Pinto, Fernando Sandoval e Armando Salem. Após fracasso no projeto de jornal diário, teve de vender a marca “IstoÉ”. Mas em 1988 a recomprou. A revista foi fundida à “Senhor”, mas em 1992 voltou a circular com o nome original. Em 2007, Alzugaray passou ao filho Caco a presidência da editora. Ele deixa a mulher, Cátia, dois filhos, Paula e Caco, e quatro netos.

Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>