Com garoto às gargalhadas, vídeo ironiza promessa de Fernando de não subir tarifa

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Publicado em uma rede social na semana passada, três dias depois do aumento da passagem de ônibus de Taboão da Serra, um vídeo ironiza fala do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) na campanha à reeleição no ano passado – dez dias antes de a população ir às urnas – de que não ia elevar a tarifa. Bem humorada, a postagem mostra e “congela” trecho em que Fernando diz que é “pura mentira” de adversários de que vai subir a condução, com um garoto às gargalhadas.


Vídeo que ironiza Fernando dizer que não ia subir condução

Desde o domingo retrasado (2), o usuário desembolsa R$ 3,80 para andar de ônibus circulares de Taboão, que não têm bilhete para se fazer mais de uma viagem por determinado tempo pelo preço de uma tarifa e não dispõem de cobrador no município com território de apenas 20 km2, para maior lucro da empresa. Na campanha eleitoral, em entrevista exclusiva ao VERBO, Fernando até citou tarifa de R$ 3,80, mas com o bilhete único criado, que prometera em 2012.

Ao repercutir reportagem do VERBO, a campanha do candidato Aprígio (PSD) distribuiu jornal que dizia que Fernando ia aumentar a passagem. Fernando se apressou em negar que autorizaria o reajuste neste ano em vídeo que postou no Facebook no dia 22 de setembro de 2016. Com receio de prejuízo eleitoral sobre tema sensível, acusou adversários de inventar. “A oposição agora anda inventando que eu vou aumentar a passagem de ônibus. Isso é pura mentira!”, disse.

O governo Fernando Fernandes atribuiu o aumento a ação das empresas Pirajuçara e Fervima (do mesmo grupo) na Justiça e procurou se eximir de responsabilidade pelo reajuste, apesar de fazer “acordo”. “Considerando que desde dezembro de 2011 a tarifa dos ônibus circulares não era reajustada. A Prefeitura de Taboão da Serra informa que após pleito das concessionárias de ônibus de reajuste houve um acordo homologado pela Justiça”, diz a administração.

O autor da postagem do vídeo que ridiculariza fala de Fernando chama atenção para “acordo” para subir a passagem de ônibus ao ironizar acreditar na promessa do prefeito e que teria “dúvida” se o reajuste não foi concedido senão pelo governo Fernando. “Se o prefeito falou eu acredito! Agora eu pergunto: quem autorizou, negociou esse aumento??”, diz o morador Adalberto Franco, editor de um jornal em Taboão, “Praticidade”. O vídeo foi produzido por outro morador.

Na postagem do vídeo, moradores comentam que o prefeito que mentiu ao dizer que não era verdade que ia reajustar a tarifa e protestam contra o novo preço da passagem em vista da qualidade do transporte. “Tudo péssimo do mesmo jeito e a condução lá em cima”, diz Andrea Ribeiro. O VERBO contatou Fernando via Twitter e encaminhou e-mail para a Secretaria de Comunicação do governo sobre a promessa de não subir a passagem. Prefeito e assessoria silenciaram.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>