Ruas da região ganham tapetes e têm procissão de Corpus Christi nesta quinta (15)

Especial para o VERBO ONLINE

Procissão de fiéis do Santuário Santa Terezinha em Taboão da Serra sobre tapetes de Corpus Christi

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE

Ruas da região ganham grandiosos tapetes com temas religiosos feitos com materiais como serragem, pedras e areais coloridas nesta quinta-feira (15), feriado religioso de Corpus Christi. Instituída pela Igreja Católica no século 13 (ano de 1264) e chegada ao Brasil com os portugueses, a festa do “Corpo de Cristo” se origina na última ceia de Jesus durante a Semana Santa, mas é transferida para maio ou junho e celebrada com procissões públicas para ter mais solenidade.

Procissão de fiéis do Santuário Santa Terezinha em Taboão da Serra sobre tapetes de Corpus Christi
Procissão de fiéis do Santuário Santa Terezinha em Taboão da Serra sobre tapetes de Corpus Christi em 2016

Desde as primeiras horas da manhã, fiéis de várias paróquias estarão nas vias programadas em verdadeiro mutirão para prepararem os tapetes que encantam moradores e visitantes. Em Taboão da Serra, em ruas do centro, os tradicionais desenhos no asfalto poderão ser visitados a partir do meio-dia. Conduzida pelo monsenhor Aguinaldo de Carvalho, a procissão sobre os tapetes será a partir das 15h, seguida de missa no Santuário Santa Terezinha, às 16h.

No Pirajuçara, católicos da Paróquia São João Batista também produzirão os tapetes, em rua ao lado do Poupatempo, a Carlos Fernandes, para celebração campal à tarde, às 16h. A Paróquia São Pedro Apóstolo no Parque Pinheiros (rua Rosa Provencial Delgado) também estará reunida para viver o Corpus Christi. “Será mais um momento marcante em nosso ano, a confecção dos tapetes para que Jesus, vivo na Eucaristia, possa passar”, diz a igreja, que terá missa às 16h.

Igrejas de Embu das Artes também celebrarão a solenidade de Corpus Christi conforme a tradição. A Paróquia Todos os Santos no Jardim Santa Emília produzirá os tapetes e terá missa às 11h com procissão e às 19h. A Paróquia São Vicente de Paulo e São Tiago realizará celebração às 10h na Igreja São Tiago no Jardim Novo Campo Limpo com procissão sobre os tapetes produzidos pela comunidade, com encerramento com a bênção final na matriz, no Jardim Vazame.

A Paróquia Cristo Ressucitado no Parque Pirajuçara também irá preparar os tapetes, próximo ao supermercado Alta Rotação, para missa com procissão às 10h. A Paróquia Santa Otília no Vista Alegre fará a confecção dos tapetes durante a manhã e realizará a missa às 16h. A São João Evangelista no Jardim Magali terá procissão às 18h30 até a matriz para missa às 19h. A Paróquia São Judas Tadeu e Santa Clara no Pinheirinho produziria os tapetes na noite desta quarta (14).

No centro de Embu, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário irá forrar rua com tapetes nas primeiras horas do dia e realizar a missa solene às 17h no ginásio Hermínio Espósito. Depois da celebração, os fiéis, com velas acesas, seguirão o sacerdote com o ostensório (suporte de metal) com a hóstia consagrada, o corpo de Cristo, conforme o catolicismo, em piedosa procissão sobre dezenas de desenhos religiosos para finalizar com bênção final no largo dos Jesuítas.

A solenidade que marca o único dia no ano em que o “Corpo de Cristo” sai em procissão às ruas deve atrair milhares de fiéis em Itapecerica da Serra, onde a tradição da produção dos tapetes acontece há mais de meio século. Neste ano serão confeccionados 54 tapetes eucarísticos pelas ruas do entorno do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, no centro. Os materiais serão disponibilizados pela prefeitura, entre eles serragem colorida e dolomita.

Além do tema principal “A Eucaristia”, outros temas serão retratados nos desenhos produzidos por paroquianos e alunos de escolas municipais. “Este ano teremos como temas especiais o centenário [da aparição] de Nossa Senhora de Fátima e os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida”, diz o coordenador-geral Tadeu do Carmo. A abertura para visitação será às 10h. Às 15h ocorre a missa campal com procissão, celebrada pelo padre Alberto Gambarini, na praça da Matriz.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>