Prefeitura de Embu reinaugura maternidade após reforma nesta 3ª-feira (20)

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A prefeitura de Embu das Artes entrega a maternidade municipal, no centro do município, nesta terça-feira (20), às 10h – a única unidade para as gestantes darem à luz na cidade estava fechada para reforma desde junho. O governo executou obras de impermeabilização da cobertura, reforma hidráulica e elétrica, pintura geral, adequação dos leitos para receber acompanhante da parturiente, construção de novos consultórios e ampliação das salas de pré-parto.

Maternidade um mês após início da obra, que visava sanar infiltração e garantir acompanhante de gestante

A maternidade vai continuar com o mesmo número de leitos de antes da reforma, 20 no total. A capacidade de partos também será a mesma de antes das obras de recuperação e adequação, uma média de 110 partos mensais – com dois centros obstétricos, que permitem dois partos simultâneos. A reforma custou cerca de R$ 400 mil, recurso da própria prefeitura, informou o governo conforme solicitação do VERBO. A unidade passa a atender logo após a reinauguração.

O prefeito Chico Brito (sem partido) vai entregar a maternidade – e também o pronto-socorro infantil, no mesmo prédio -, a dez dias do fim do mandato, após ser alvo de saraivada de críticas de moradores, de falta de planejamento e gestão eficiente para fazer a reforma sem precisar fechar a unidade. Após prometer em inauguração de creche que reabriria em novembro – promessa sempre apresentada -, Chico admitiu que a maternidade poderia não ser reaberta neste ano.

“Farei o impossível para reabrir a maternidade ainda no meu mandato, estamos trabalhando para isso. Pode acontecer de não reabrir no meu mandato? Pode, se os equipamentos que compramos não chegarem a tempo. Mas eu fiz uma reunião com a equipe [da Secretaria da Saúde], está tudo programado para reabrir ainda este ano”, afirmou Chico ao VERBO no dia 12 de novembro. A maternidade ficou fechada para reforma – anunciada às pressas – desde 16 de junho.

SERVIÇO
Reinauguração da Maternidade e Pronto-socorro Infantil de Embu das Artes
Nesta terça-feira (20), às 10h
Av. Elias Yazbek, 1.415, Cercado Grande (região central)

comentários

>