Secretário de Evilásio em Taboão vai chefiar Saúde do prefeito Ney em Embu

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O dentista José Alberto Tarifa será o secretário de Saúde de Embu das Artes do governo do prefeito eleito Ney Santos (PRB), a partir de 1° de janeiro de 2017. Visto com frequência em Embu nas últimas semanas, Tarifa tem participado de reuniões com Ney e equipe para transição administrativa e tomar pé da situação da saúde da cidade, um dos serviços mais reprovados pela população na gestão Chico Brito (sem partido), que termina o mandato em 31 de dezembro.

Dentista José Alberto Tarifa (dir.) reunido com o prefeito Ney Santos (PRB) e o vice-prefeito Peter Calderoni

Tarifa tem experiência na pasta, foi secretário de Saúde de Taboão da Serra no últimos quatro anos de governo do prefeito Evilásio Farias (PSB) – servidor de Taboão, trabalha em posto de saúde na região do Pirajuçara. Ele foi elogiado pela gestão à frente da atenção básica, com agendamento rápido das consultas nas UBSs, e instalação de novos postos de saúde, além de continuar com serviços como Samu, Ser (fisioterapia) e Caps (centros contra dependência química).

A gestão de Tarifa foi contestada, porém, pela implantação de uma organização social privada (OS) para administrar o Pronto-Socorro Antena, a Iacta Saúde, que foi alvo de denúncias por atendimento precário e mau gerenciamento com desvio de recursos que levaram à instalação de uma CPI na Câmara Municipal. O contrato de terceirização estipulava repasse de R$ 2,8 milhões por mês à empresa, considerado elevado em meio a desconfiança sobre serviços prestados.

Tratada sob sigilo, a contratação da empresa, em 2010, foi revelada com exclusividade pelo jornal “Atos”, do grupo do VERBO, com repercussão que irritou Tarifa. Em inauguração de UBS no Jardim América, ele, contrariado, foi hostil ao repórter. Na eleição em 2012, o candidato Fernando Fernandes (PSDB) atacou a escolha da Iacta e acabou eleito prefeito. Curiosamente, Fernando é aliado de Ney e diz que espera que o novo prefeito recupere a saúde de Embu.

O novo secretário de Saúde de Embu terá como tarefa, além de fazer um choque de gestão no atendimento das UBS, muito criticado pela população, e reorganizar os serviços, reabrir a maternidade municipal, que passa por reforma desde junho e não deve ser reinaugurada ainda neste ano, e reativar o Pronto-Socorro Vazame, que foi transformado em unidade de internação (hospital leito). Ney foi eleito prefeito com promessa de reabrir os dois equipamentos.

comentários

>