PSDB ganha 14 prefeituras no 2º turno; PT perde nas 7 cidades que disputou

Especial para o VERBO ONLINE

MARIANA JUNGMANN
IOLANDO LOURENÇO
PAULO VICTOR CHAGAS
Agência Brasil

O segundo turno das eleições municipais mostrou crescimento do PSDB e queda do PT na conquista de prefeituras. O desempenho petista no segundo turno confirmou a tendência de queda que já havia sido apontada no primeiro turno. O partido não elegeu nenhum dos sete candidatos com os quais disputou neste domingo (30). Na região do ABC, onde nasceu o partido, nenhum dos dois candidatos – entre eles Donisete Braga, atual prefeito de Mauá –  conseguiu vitória.

Urna eletrônica; eleitores de 57 cidades votaram neste 2º turno, que marcou ascensão do PSDB e queda do PT

No Recife, única capital em que disputou a prefeitura no segundo turno, o PT viu o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB) vencer João Paulo (PT) por uma grande margem de votos, quase 200 mil. Já na gaúcha Santa Maria, a disputa foi apertada: o petista Valdeci Oliveira perdeu para o tucano Jorge Pozzobom por apenas 226 votos (49,92% ante 50,08%). Candidatos petistas também disputaram em Mauá (SP), Anápolis (GO), Juiz de Fora (MG) e Vitória da Conquista (BA).

PSDB
Por outro lado, o maior rival do Partido dos Trabalhadores, o PSDB conseguiu eleger 14 das 19 prefeituras que disputou em segundo turno. Os tucanos concorreram em oito capitais e venceram em cinco delas: Porto Alegre, com Nelson Marchezan Junior (60,5%); Belém, com Zenaldo Coutinho (52,33%); Maceió, com Rui Palmeira (60,27%); Porto Velho, com Dr. Hildon (65,15%), e Manaus, com Artur Neto (55,96%) – perderam em Belo Horizonte, Campo Grande e Cuiabá.

Além disso, embora tenham sido derrotados em Belo Horizonte, residência eleitoral do presidente do partido, senador Aécio Neves – João Leite, com 47,02%, perdeu para Alexandre Kalil (PHS), que teve 52,98% -, os tucanos tiveram bom desempenho no ABC paulista, agora ex-“cinturão vermelho”. Em São Bernardo do Campo, cidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que não votou neste segundo turno -, Orlando Morando ganhou com 59,94% dos votos válidos.

Em Santo André, Paulo Serra (PSDB) teve 78% dos votos, enquanto o petista Carlos Grana alcançou apenas 21%. Os tucanos levaram ainda Ribeirão Preto, cidade do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, com Duarte Nogueira sendo eleito por 56% dos votos válidos. Em Osasco, o PT não conseguiu se manter no poder, com Valmir Prascidelli fora do segundo turno. O prefeito Jorge Lapas (PDT), que deixou o PT, perdeu. Rogério Lins (PTN), 38, foi eleito com 61,21%.

O PT já tinha ficado de fora do segundo turno em Guarulhos, segunda maior cidade do Estado de São Paulo – o ex-prefeito Elói Pietá ficou em terceiro. O vereador Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), foi eleito neste domingo novo prefeito de Guarulhos ao bater Eli Corrêa Filho (DEM). Guti, de apenas 31 anos e candidato a prefeito pela primeira vez, interrompe sequência de quatro mandatos petistas – Pietá (2001 a 2008) e Sebastião Almeida (2009 até agora).

Em Embu das Artes, onde a eleição ocorre em primeiro turno, o PT também já tinha sido derrotado, com a vitória do vereador Ney Santos (PRB) com 79,45% dos votos válidos, com Geraldo Cruz inelegível – o petista não teve os votos computados. Ney também interrompeu quatro mandatos petistas – do próprio Geraldo (2001 a 2008) e de Chico Brito (2009 a 2016), apesar de o atual prefeito ter deixado o PT em abril deste ano, para declarar apoio ao candidato Ney.

Partido para o qual o prefeito eleito de Embu se mudou neste ano, o PRB foi o principal vencedor no segundo turno no mapa nacional com a eleição de Marcelo Crivella – bispo da Igreja Universal – novo prefeito do Rio de Janeiro, a segunda maior capital do país, com 59,36% dos votos, contra 40,64% de Marcelo Freixo (PSOL). No Sul, Rafael Greca (PMN) foi eleito prefeito de Curitiba – primeira capital a concluir a apuração -, com 53,25%, contra 46,75% de Ney Leprevost (PSD).

PMDB
Já o PMDB, maior partido do país, elegeu prefeitos de três das seis capitais que disputou: Goiânia (GO), com Iris Rezende, eleito prefeito pela quarta vez; Florianópolis (SC), com Gean Loureiro; e Cuiabá (MT), com Emanuel Pinheiro. No total, o partido levou oito das 15 cidades que disputou no segundo turno. Em Macapá, residência eleitoral do ex-presidente da República e uma das principais lideranças peemedebistas, José Sarney, o partido perdeu a disputa da prefeitura para a Rede.

2012
Em 2012, quando a ex-presidenta Dilma Rousseff ainda governava, o desempenho do PT nas eleições municipais foi muito superior ao de agora. O partido tinha eleito, naquele ano, 630 prefeitos em primeiro tuno, e levou 21 para o segundo turno. Desses, oito foram eleitos.

Mantendo a tendência de crescimento já apresentada no primeiro turno desta eleição, o PSDB continuou em trajetória ascendente neste segundo turno em relação a 2012. Nas últimas eleições, o partido elegeu 686 prefeitos em primeiro turno e enviou 17 para o segundo turno, tendo eleito oito prefeitos na segunda fase. Este ano, foram eleitos 14 dos 19 candidatos tucanos que disputaram o segundo turno.

Nas eleições municipais passadas (2012), o PMDB elegeu 1.015 em primeiro turno e disputou com 16 candidatos o segundo turno, elegendo mais seis. Agora, o partido disputou o segundo turno com 15 candidatos e conquistou oito prefeituras. Ao todo, 57 cidades tiveram segundo turno no país.

> Com a Redação do VERBO ONLINE

comentários

>