Pedro Valdir se lança a prefeito e promete acabar com terceirização da saúde

Especial para o VERBO ONLINE

Pedro Valdir, vice Janio e presidentes de partidos aliados celebram coligação diante de presentes na Câmara

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O pré-candidato a prefeito de Embu das Artes Pedro Valdir (PSD) disse que não vai se contrapor ao postulante petista à sucessão municipal, Geraldo Cruz, apesar de um presidente de partido da coligação que o apoia hostilizar o PT, mas vai pontuar possuir “diferenças” em relação aos principais adversários. Ele afirmou que, se eleito, vai romper com a gestão de OS (organização social) na saúde e descentralizar a administração da cidade com a criação de subprefeituras.

Pedro Valdir (PSD) faz discurso na convenção em que conclama correligionários a levar mensagem de mudança

Pedro Valdir citou estratégia e bandeiras de campanha em convenção partidária no dia 20. No encontro, o presidente do PSL, Bira Madelena, exaltou o pré-candidato e falou “Fora PT”. “O partido tem independência, o pensamento dele. Agora, não vamos ficar atacando ninguém, só falar da nossa diferença em nível programático. Não estou aqui para ser antítese de nada, vou colocar nosso programa, e ver se a população vota em nossas propostas”, disse Pedro Valdir.

O pré-candidato disse que ao bater na porta do eleitor durante os 45 dias de campanha, a partir de 16 de agosto, ao lado do pré-candidato a vice-prefeito Dr. Jânio (PHS), companheiro de chapa, primeiro vai dizer o que fez como vereador, em quase quatro anos. “Para ser prefeito, foi importante passar pela Câmara, saber como é o orçamento, quais são as áreas mais vulneráveis na gestão de governo. Vamos apresentar propostas que sejam realizáveis”, disse.

Pedro Valdir disse ter “várias bandeiras”, como a de instalar sede do governo municipal em áreas mais afastadas do centro. “Uma delas é a descentralização da administração, fazer subprefeituras. Pelo menos uma ou duas durante o meu mandato, no Santo Eduardo e no Santa Tereza. Nessas duas regiões que estamos estudando. Depois, [no outro lado da cidade], queremos implantar na região de divisa com os municípios [a oeste], Ressaca, Capuava, Itatuba”, disse.

O pré-candidato disse que não manterá o modelo de gestão de pronto-socorros a cargo de instituição médica contratada adotado pelo governo Chico Brito (sem partido), se assumir a prefeitura a partir de 2017. “Vamos acabar com a OS na saúde aqui no município. Há um estudo que diz que está sendo muito falha a terceirização. É uma das bandeiras principais”, afirmou. Ele credita o fechamento da maternidade para uma reforma a falha da administração.

Questionado se romperia com o modelo privado já que é um empresário – da construção civil -, Pedro Valdir disse ter outro parâmetro e que a prefeitura vai retomar a gestão do Pronto-socorro Central, UPA Santo Eduardo e do Hospital Leito do Vazame. “Consideramos a eficiência. A população anda reclamando muito. Em vez de terceirizar, talvez você precise de recurso para efetivamente melhorar a saúde. Estamos pensando na administração direta”, disse.

Da base de apoio de Chico, Pedro Valdir poupou o governo e alfinetou Geraldo, que situa a transformação social da cidade nos últimos 16 anos de gestão do PT. “Pessoas que já foram prefeito acham que a política só se desenvolveu a partir do mandato dele. Não é verdade, todos os governos colaboraram para que o município chegasse aonde chegou. Agora, existem acertos e coisas que não estão a contento [no governo Chico] ao olhar da população”, avaliou.

Pedro Valdir, vice Jânio e presidentes de partidos aliados celebram candidaturas com apoiadores na Câmara

“Na educação, os índices de aprovação são altos. No esporte, também. Mas na saúde, não está muito a contento. Vamos atuar para melhorar o que está bom e corrigir as deficiências”, disse. Sobre se a gestão Chico tem mais acertos ou erros, demorou a responder. “Meio termo. Tem áreas em que atuou muito bem, em outras está a desejar. Não tenho opinião definida, tenho pesquisas que indicam onde está mais vulnerável. [De 0 a 10, dou nota] Cinco”, falou.

Pedro Valdir oficializou a pré-candidatura a prefeito, pela coligação PSD-PHS-PSDC-PSL-PPL-PRTB, com 78 pré-candidatos a vereador, na presença de cerca de mil correligionários. “Vamos mostrar com essa mobilização que temos totais condições de ganhar as eleições. Representamos a mudança de verdade”, conclamou em discurso de 2 minutos. “Esse negócio de ficar discursando não é muito meu perfil. Às vezes, me acham muito técnico. Sou de ação”, afirmou.

comentários

>