Assessor acusa Ney Santos de ‘intimidação’, censurar site e atacar jornalista

Especial para o VERBO ONLINE

ANA CAROLINA RODRIGUES
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O próprio assessor de Ney Santos (PRB) acusou o vereador de o “intimidar” para que obrigasse uma jornalista de um site de notícias da região a retirar uma reportagem do ar e apontou que o vereador não falou a verdade ao dizer que não censura a imprensa e não tem ligação com perfil falso no Facebook que atacou a profissional, na quarta-feira (22) na Câmara. Ele disse várias vezes que Ney, pré-candidato a prefeito de Embu das Artes, “não está sendo verdadeiro”.

O coordenador de Comunicação da Câmara, Genildo Rocha – assessor pessoal de Ney, que o nomeou em 2015 ao se tornar presidente -, fez as acusações em entrevista à imprensa, em resposta às declarações do vereador na sessão, momentos antes. Ney falou em reação ao vereador Doda Pinheiro (PT), que como não pôde falar na sessão anterior discursou para rebater que a jornalista Sandra Pereira trabalha no gabinete do deputado estadual Geraldo Cruz (PT).

Assessor Genildo Rocha fala a Ney ter sido ‘intimidado’ por ele para tentar tirar reportagem de site da região

“O presidente deu, infelizmente, uma informação errada, falsa e mentirosa, quando disse que a jornalista Sandra estava nomeada no gabinete do deputado Geraldo Cruz, tanto que na postagem que foi colocada nas redes sociais [por Ney] consta também o nome do vereador Gilson Oliveira. Aquela informação é antes de 2013. Os dois foram exonerados, tanto que Gilson está no mandato e Sandra presta serviço hoje na Câmara de Taboão da Serra”, afirmou Doda.

Ney voltou a afirmar que a jornalista do Jornal na Net fez uma reportagem “tendenciosa” – sobre os vereadores terem se “calado” diante do fechamento da maternidade – por “estar a serviço do PT” e disse não censurar os veículos de comunicação. “A prova é tão grande de que não censuro a imprensa que o domínio do site é do Genildo, funcionário da Câmara de minha indicação. Se eu censurasse a imprensa, minha primeira atitude seria mandar ele embora”, falou.

“Se eu tivesse censurado ele ou a imprensa, ele poderia entrar [no site] com a senha dele e apagar as postagens que ela [Sandra] fez, mas pergunte a ele qual foi o momento que eu prejudiquei ele”, enfatizou Ney. Ele falou que apenas fez uma crítica à reportagem e não tentou intimidar a jornalista. “O que falei está gravado nesta Casa. Eu desafio quem fale que ali tem algum tipo de ameaça ou ataque contra ela”, disse. Para ele, Sandra foi a delegacia fazer um “BO vazio”.

Doda disse ser “muito cômodo” para Ney falar que não exonerou o assessor para dizer que não censura a imprensa. “O presidente se colocou numa sinuca de bico, se exonera, ele assume que cometeu o erro”, disse. Ele disse ainda que Ney atacou Sandra ao citar que o site é “jornaleco” e a jornalista “está a serviço do PT, porque sobrevive de mensalidade de candidato A ou B”, e que Sandra fez BO “porque usaram um perfil ‘fake’ para expor e caluniar” a filha dela adolescente.

Ney retrucou que Doda, “dentro daquela sala, tem uma conversa e aqui fora, outra”. “Na semana passada, você estava dizendo para mim que a imprensa não prestava, que tinha que ir para cima mesmo”, disse, em meio a protesto de Doda. Ele negou qualquer vínculo com o ataque à filha de Sandra. “Que ela prove que foi de fato um assessor de Ney Santos. Falar é fácil, tem que provar. Se tem essa ameaça, e se for alguém ligado a mim, vai ser punido”, afirmou.

Doda rechaçou que tenha falado mal da imprensa. “Sei, e muito, o significado da palavra respeito. Mas não é a primeira vez, e não será a última, que o sr. se envolverá em polêmica em relação à imprensa. Foi assim com Alexandre Oliveira, do jornal ‘Linhas Populares’, foi assim com Adilson Oliveira, do VERBO ONLINE, contra quem o sr. fez uma articulação para exonerar, está sendo assim com a Sandra. Apostem suas fichas para ver qual será o próximo”, reagiu. Ney calou.

Após a sessão, na coletiva Genildo pediu a palavra logo no início. Ney interrompeu: “Mas você está aqui como Jornal na Net ou como funcionário da Casa?”. Genildo respondeu: “Funcionário da Casa. Na segunda-feira antes da sessão passada, o sr. me procurou para pedir para tirar a matéria do Jornal na Net”. Ney questionou o dia e disse: “Eu vou te provar que está mentindo”. Genildo reafirmou: “O sr. me convidou lá [na presidência] para me intimidar para tirar”.

Genildo continuou: “Eu falei: ‘a matéria não vai sair, o sr. fale com a Sandra [sócia do site]’. Chegou na sessão, o sr. falou novamente: ‘ah, não vai tirar a matéria?’ Dei o recado ao senhor”, disse. Ney falou: “Eu não lembro porque eu não falei isso com você”. Genildo ergueu a voz: “O senhor não lembra porque deve ter amnésia! O sr. deveria ser verdadeiro, presidente! O sr. não foi verdadeiro, nem os seus assessores”. Disse ainda que o perfil de Lilian Queiroz xingou Sandra.

Ney indagou: “Quem é Lilian Queiroz?” Genildo afirmou: “‘Fake’ do sr! E o sr. sabe do que se trata!” Ney disse: “Você tem que provar hein? Eu não vou ficar batendo boca com você. Quero que se retire”. Genildo disse: “Vou me retirar, mas o sr. em nenhum momento foi verdadeiro! E se você fala que é um servo do Senhor, deveria ter na sua vida uma coisa, chamada verdade!” Procurado pelo VERBO, Genildo disse que revelará provas em breve. No dia seguinte, foi demitido.

comentários

>