Érica desmente assessora da Câmara de Taboão sobre boicote a jornalista

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A vereadora Érica Franquini (PSDB), que comandou a entrega da medalha “Laurita Ortega Mari”, em homenagem a mulheres de Taboão da Serra, na última quinta-feira (31), desmentiu a assessora de Comunicação da Câmara Municipal envolvida na organização e disse que a justificativa de corte de custo informada para a jornalista Renata Gomes não receber a honraria não é verdade. A profissional de imprensa foi boicotada de ser uma das agraciadas da iniciativa.

Vereadora Érica entrega medalha e flores a homenageada diante da assessora da Câmara Sandra Pereira (dir.)

A assessora de Comunicação Sandra Pereira contatou Renata só no fim da manhã de quinta-feira, às 11h47, a poucas horas da sessão de entrega, comunicando que a jornalista indicada a receber a medalha não mais seria homenageada. “A Sandra Pereira me disse que cortaram as homenageadas pela metade por causa do custo”, revelou Renata ao VERBO. Em cima da hora, a comunicação foi feita ainda de forma descortês, via Facebook, não por comunicado oficial.

No sábado, após reportagem do VERBO sobre o boicote com alegação da assessora, Érica procurou este repórter e disse que o corte por questão financeira não existiu. “Não teve redução de custo, nós compramos sempre as mesmas medalhas. Tem um monte de medalha [que sobrou], posso te mostrar”, disse. De fato, 16 mulheres receberam, sendo que no início da sessão eram expostas em uma mesa 39 medalhas. Ela disse que mesmo após a entrega restaram 40.

“Nunca teve redução de custo, porque, primeiro, a maior parte [do dinheiro para compra das medalhas] é do meu salário. E o restante é de vereadores que participam e ajudam. Mas sempre foi feito [o evento] com meu recurso pessoal”, frisou Érica, que assumiu a iniciativa após a morte da idealizadora Selma Fátima. Ela admitiu que “diminuímos um pouco o pessoal para homenagear para não demorar muito o evento”, mas negou a exclusão do nome de Renata.

“Minha assessoria errou, não colocou o nome dela [em lista lançada na internet]. Mas era para ela vir, não sei quem falou para ela que não seria mais homenageada”, disse Érica na quinta ao VERBO. A assessora Sandra – cargo de nomeação política – interferiu na entrevista e disse que Renata não foi procurada por ninguém da Câmara, sugerindo que a indicada não quis comparecer, sendo que foi ela quem avisou. Procurada, Renata informou quem foi a pessoa.

Érica desmentiu a versão de corte de custo para negar veto à jornalista, muito respeitada no meio político. “O evento foi um sucesso, não teve boicote nenhum”, disse. Questionada, porém, se já ligara para Renata para saber quem a avisou sobre a retirada da homenagem, como prometeu, Érica, após o desgaste pelo mal-estar, se saiu com esta: “Você pode me passar o telefone dela? Queria fazer uma surpresa, terça-feira estou querendo homenageá-la na sessão, entendeu?”

comentários

>