Arcebispo de SP, d. Odilo Scherer é agredido durante missa na Catedral da Sé

Especial para o VERBO ONLINE

Do VERBO ONLINE, em São Paulo

O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, foi agredido na manhã desta quinta-feira (24) durante missa de bênção dos santos óleos e instituição da eucaristia (comunhão) e do sacerdócio, cerimônia imediatamente anterior às celebrações da Páscoa cristã (tríduo pascal). A Catedral da Sé (centro da capital paulista) estava cheia, com a presença de 400 padres da arquidiocese, que renovavam votos sacerdotais por conta do dia consagrado, além de fiéis.

O cardeal arcebispo dom Odilo Scherer, que foi derrubado ao chão por uma mulher na missa da instituição do sacerdócio
O cardeal arcebispo d. Odilo Scherer, que foi empurrado por uma mulher na missa da instituição do sacerdócio

A missa começou às 9h, e o incidente ocorreu após o rito da comunhão, no fim. Uma mulher aparentando cerca de 40 anos que assistia à celebração tentou subir no altar, mas foi contida por seguranças. Ao final, dom Odilo se dirigiu a ela no fundo do altar, cumprimentou com abraço e pôs a mão sobre a cabeça dela em gesto de bênção. Ele a convidou para o acompanhar durante a saída da igreja, mas a mulher pareceu recusar. O arcebispo a abençoou mais uma vez.

Dom Odilo foi até o centro do altar e foi seguido. Parou e voltou a conversar com a mulher, que o seguiu de novo até a frente da mesa do altar. Quando o cardeal se virou para cumprimentar e abençoar os fiéis, ela levantou o braço como um aceno, mas em seguida deu um tapa na mitra (chapéu do bispo), segurou dom Odilo pelas costas e o derrubou. Pessoas da igreja que estavam próximas tiveram de tirar da mão da mulher os óculos do cardeal. Ela também caiu.

A mulher chegou a arranhar o rosto de dom Odilo, de 66 anos. Ele foi ajudado a se levantar e já de báculo (cajado do bispo) em mão saiu pelo corredor central da igreja, abençoando sacerdotes e fiéis. A mulher foi contida e ficou deitada no chão do altar. Apesar do incidente, o arcebispo irá celebrar a missa de lava-pés e da última ceia de Jesus Cristo normalmente às 19h desta quinta-feira (24), de acordo com a assessoria de imprensa da Arquidiocese de São Paulo.

VEJA VÍDEO DO MOMENTO DA AGRESSÃO AO CARDEAL ARCEBISPO DE SÃO PAULO, DOM ODILO SCHERER

comentários

>