Exposição em homenagem às mulheres é aberta; artistas criticam secretário

Especial para o VERBO ONLINE

ANA PAULA TIMÓTEO
Especial para o VERBO ONLINE, no centro de Embu das Artes

Principal evento em comemoração ao mês da mulher em Embu das Artes, a exposição coletiva “Arte feita por mulheres” teve abertura no sábado (5) e reuniu cerca de 50 pessoas no Centro Cultural Mestre Assis (centro). Com atraso de uma hora, a mostra foi inaugurada pelos artistas plásticos Paulo Dud e Tônia do Embu, que exaltaram a importância cultural de uma exposição de arte para a sociedade embuense, ainda mais quando o tema é uma homenagem às mulheres.

Exposição ‘Arte feita por mulheres’, em comemoração ao mês da mulher em Embu das Artes, no Mestre Assis

Cerca de 120 obras estão expostas na sala Josefina Azteca, no Mestre Assis, em várias categorias como pintura em tela, escultura, cerâmica e naif, confeccionadas por mais de 30 artistas – profissionais ou amadoras, mas com grande amor pela arte e talento – de Embu e região: Adriana Tolentino, Ana Lucia Gonsalves, Camila Nascimento, Claudia Scaccio, Cléa Alves dos Santos, Fabiane Salume, Fidelcina M. J. Gallo (Dé), Iná Vehara, Janete Sabag, Jô Capiotto, Juliana Lima.

Também são autoras das obras que estão expostas para visitação do público Karla Magalhães, Katia di Clemente, Kiara Passos, Larissa Corrá Michek, Maria Angélica Andrade.Maria Cristina de Lima, Maria de Lourdes Barros, Maria Rosa, Marilane Nicolau, Miren, Raquel Trindade – a Kambinda, Rosana Borges, Rosângela Politano, Rosi Araújo, Roberta Santos, Shila Joaquim, Silvia Maia, Silvia Marques, Sonia So Re, Tônia do Embu, Val França e Vera Albornoz.

Para Val França, uma das artistas com obras na exposição temática, a representação da mulher através da arte merece um grande destaque. “As mulheres têm muito a mostrar, e para mim é muito gratificante participar dessa exposição, me sinto muito honrada”, disse a artista moradora de Cotia. Sonia So Re falou da importância para o artista ter obras autorais expostas. “Toda exposição é importante, é onde temos o privilégio de mostrar a nossa arte”, ressaltou.

Os visitantes admiravam e elogiavam as obras de arte. “Tenho aulas de artesanato e estou adorando tudo”, disse Maria da Penha, 62, moradora do Jardim Vista Alegre. Para Roberto Tolentino, 44, marido de Adriana Tolentino, a exposição é uma grande oportunidade para o público conhecer as novas artistas. “É um incentivo à cultura e ao desenvolvimento da nossa cidade e região. Espero que as exposições continuem para que Embu e o Brasil descubram novos talentos, e quem sabe daqui alguns anos consigamos exportar ainda mais a nossa cultura para o resto do mundo”, disse.

Mas o clima não foi só de alegria. A abertura da exposição foi marcada por críticas ao governo Chico Brito (PT), artistas apontaram falta de apoio dos gestores municipais, em especial do secretário de Cultura, Alan Leão. Além da Cultura, a mostra é promovida pela Secretaria de Assistência Social, da secretária Roberta Santos, que também não compareceu. “Não tem nenhuma autoridade presente, nenhum secretário ou vereador. Estamos nós mesmos”, disse Dud.

Tônia do Embu foi enfática ao dizer que a exposição só aconteceu pelo esforço dos artistas e apoiadores. “A maioria das mulheres que estão na exposição trabalham fora, são donas de casa e ainda arrumam tempo para fazer arte, todas são muito atribuladas no seu cotidiano. É tudo feito com muito sacrifício, sem apoio nenhum. Esse grupo representa a resistência de Embu, que de algum tempo para cá tem sido muito abandonado na sua cultura”, declarou a artista.

Parte das artistas de Embu e região que estão com trabalhos em exposição no centro de Embu até 31 de março

“O secretário não apareceu, não vai aparecer. Ele já não aparece nos eventos culturais há muito tempo. Um secretário de cultura tem que ter cultura, mas cultura de verdade. Não é só papagaiar o que os outros falam, ler um textinho qualquer e já achar que tá ‘expert’ em cultura. O nosso problema é não ter um secretário que realmente seja um cara culto, que se interesse realmente por arte de verdade e não só politicamente. Se interessar de alma”, disparou Tônia.

O VERBO não conseguiu localizar o secretário municipal de Cultura, Alan Leão, no fim de semana para comentar as críticas dos artistas e organizadores e deixou mensagem para ele, que não respondeu ao contato da reportagem. É possível prestigiar a exposição “Arte feita por mulheres”, em comemoração ao mês da mulher, até o dia 31 de março no Centro Cultural Mestre Assis (largo 21 de Abril, 29, centro de Embu das Artes), das 8h às 18h. A entrada é gratuita.

comentários

>