Ney Santos obtém suspensão de cassação e busca ganhar tempo no mandato

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Da Redação do VERBO ONLINE

O presidente da Câmara de Embu das Artes, Ney Santos (PSC), obteve no fim da tarde desta terça-feira (1º) deferimento a embargos de declaração que apresentou e a suspensão da sentença que cassou o mandato de vereador. Com a decisão liminar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), o parlamentar permanece no cargo e comanda a sessão nesta quarta-feira. No último dia 23, Ney tinha sido condenado a perda da cadeira por compra de votos no pleito em 2012.

Vereador Ney Santos (PSC), que teve acolhido embargo declaratório e fica no cargo até julgamento da medida

Na manhã desta terça-feira, a Justiça Eleitoral de Embu tinha notificado a Câmara para afastar de imediato o vereador do Legislativo. O juiz Gustavo Sauaia Romero tinha marcado a retotalização dos votos para vereador para segunda-feira (7), em que seria dada posse para o substituto Jomar Silva Santos (PSB), o que não mais ocorrerá. Ney permanece no cargo até julgamento pelo próprio TRE-SP dos embargos de declaração, que não tem data definida para acontecer.

Advogados ouvidos pelo VERBO afirmam que a medida é protelatória numa estratégia para ganhar tempo e preparar a defesa no julgamento do mérito (captação ilícita de sufrágio) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na prática, Ney tenta anular desgaste político com a repercussão da cassação na pré-candidatura a prefeito, enquanto busca permanecer no cargo até as eleições. A expectativa, porém, é que o embargo seja julgado em breve e o vereador, cassado de novo.

comentários

>