Igreja inicia Quaresma e Campanha da Fraternidade sobre saneamento básico

Especial para o VERBO ONLINE

Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

As igrejas católicas no país celebraram nesta quarta-feira (10) a missa de Cinzas e a abertura da Quaresma, período de 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) como tempo especial de penitência, oração e caridade. Na liturgia cheia de simbolismo, os fiéis receberam na testa as cinzas na forma de cruz, como sinal para reflexão sobre o chamado à mudança de vida, para lembrar a condição passageira, efêmera e frágil da existência humana, sujeita à morte.

Fiéis no Santuário Santa Terezinha, em Taboão da Serra, na missa de Cinzas e abertura da CF 2016
Fiéis no Santuário Santa Terezinha, em Taboão, na missa de Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade

Na região, a Quarta-feira de Cinzas também foi celebrada. No centro de Taboão da Serra, o Santuário Santa Terezinha reuniu 2 mil fiéis para receber o símbolo de arrependimento perante Deus, em início de preparação para viver a Páscoa de Cristo (passagem de comportamento no erro para vida renovada). “Convertei-vos e crede no Evangelho de Jesus”, disse monsenhor Aguinaldo de Carvalho durante a imposição das cinzas e oração de consagração do Corpo de Cristo.

O dia de cinzas abre também a Campanha da Fraternidade, realizada durante a Quaresma, que neste ano é ecumênica, promovida por quatro igrejas cristãs (Católica, Luterana, Anglicana, Presbiteriana Unida e Sirian Ortodoxa). Idealizada para os cristãos exercerem a caridade com gesto concreto, a CF em 2016 tem como tema o saneamento básico – oportuno, pela incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em água parada.

De acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a CF neste ano tem como objetivo “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas” e engajar os cidadãos – cristãos incluídos – “por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”, expressão do papa Francisco na encíclica “Laudato Si”. O lema da CF 2016 é “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, em referência ao planeta Terra.

ASSEMBLEIA
A Campanha da Fraternidade será lançada na Assembleia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera (zona sul), na terça-feira (16), às 19h30, no auditório Teotônio Vilela, em sessão de apresentação aos deputados estaduais, conduzida por Afonso Lobato (PV). Cristãos e público em geral são convidados para o ato, em que será apresentado o “Texto-base”, documento que, pela riqueza de informações, sempre é um conteúdo de referência sobre a questão abordada pela CF.

Cartaz da CF (ecumênica) sobre saneamento básico; monsenhor Aguinaldo impõe cinzas
Cartaz da CF (ecumênica) sobre saneamento básico; monsenhor Aguinaldo impõe cinzas em fiéis nesta quarta

comentários

>