No Conseg, morador aponta ‘Cracolândia do Taboão’ próxima a shopping

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Moradores que participaram da reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Monte Alegre, em Taboão da Serra, no último dia 29 relataram às autoridades policiais várias situações de assalto à mão armada, tráfico de drogas e perturbação do sossego, próximo ao shopping da cidade, região do Intercap. Um homem denunciou a circulação e consumo de entorpecentes no local e classificou área de acesso ao centro de lojas como “cracolândia de Taboão”.

Conduzida pelo presidente do Conseg, José Junior, a reunião aconteceu na Câmara Municipal e teve a presença do comandante da 4ª Companhia da PM em Taboão, tenente Campanha, do delegado-titular do 1º Distrito Policial de Taboão, Gilson Leite, do secretário de segurança de Taboão, Gerson Brito, e do comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Leonel Vieira. O presidente da Câmara, Cido (DEM), assíduo nas últimas reuniões, não compareceu.

Reunião do Conseg Mte. Alegre em que moradores relataram assaltos e tráfico de drogas próximo a shopping

Segundo os moradores, as imediações do Shopping Taboão viraram “ponto” de assaltos à mão e de venda de drogas, principalmente próximo à alça de acesso. “Naquele viaduto já apareceu gente morta, traficantes também ficam ali, essa já é uma situação que passou dos limites”, disse um morador do Jardim Monte Alegre, referindo-se ao local como “a cracolândia do Taboão”. Ali existe um ponto de ônibus que concentra muitos passageiros e a iluminação é ruim.

O delegado disse que já foram efetuadas prisões na área, mas se por lá voltou a acontecer a venda de drogas a polícia verificará. “Esse local se torna difícil enquanto a área não for apropriada para algum benefício da comunidade”, disse Leite, enfatizando a necessidade de uma parceria para melhorar a região. “Vamos tentar fazer um trabalho para ver a quem pertence a área e fazer uma ocupação saudável. Só assim vamos conseguir definitivamente inibir o tráfico ali.”

Moradores também apontaram que indivíduos em motocicletas realizam assaltos na área – em março, em relação ao mesmo mês de 2014, o roubo na cidade oscilou para cima, de 207 para 208 casos. O tenente disse que a PM tem dificuldade em prender já que os bandidos assaltam e se evadem com rapidez ao utilizarem de motos, e a polícia ainda não possui a quantidade de motos suficiente para atender às demandas da região, mas que dispõe da Rocam.

“Só estou acertando a logística de horário, já tenho as motos e os policiais para trabalharem nas motos, só que estou fazendo o levantamento de horários para fazer no melhor horário possível”, disse o tenente, ao salientar que não é possível um trabalho da PM pelo local em tempo integral. “Não consigo colocar 24 horas por dia as motos rodando, mas quero colocar num horário que temos mais problemas com isso, para inibir a ação dos marginais”, enfatizou.

Para enfrentar a criminalidade, diante da carência da forças de segurança, moradores do Monte Alegre chegaram a fazer uma “vaquinha” para comprar câmeras de segurança e instalar no bairro. As câmeras já foram compradas, porém, não foram instaladas devido a um problema com antena. A previsão de instalação é de 60 dias, segundo um representante do bairro. A próxima reunião do Conseg está marcada para o dia 27 de maio, também na Câmara.

comentários

>