D. Mauro celebra 80 anos de vida, 50 de sacerdócio e 40 de bispo neste dia 1º

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, na zona sul de São Paulo

Um dos membros do episcopado progressista da Igreja Católica no Brasil, dom Mauro Morelli celebra 40 anos de bispo, 50 de sacerdócio e 80 de idade em missa nesta sexta-feira, 1º de maio, às 10h, no Memorial/Paróquia Santos Mártires no Jardim Ângela (zona sul de São Paulo), do padre Jaime Crowe, fundador de comunidades em Embu das Artes. Dom Mauro é bispo emérito de diocese na Baixada Fluminense e ex-bispo auxiliar de São Paulo que atuou na região.

Dom Mauro, que se tornou padre em 28 de abril de 1965, foi escolhido bispo dez anos depois, em 12 de dezembro de 1974, pelo papa Paulo 6º, e ordenado em 25 de janeiro de 1975. Ele foi nomeado bispo auxiliar do cardeal dom Paulo Evaristo Arns na Arquidiocese de São Paulo, designado para trabalhar na então criada Região Episcopal Sul, que abrangia vasta área desde Grajaú e Santo Amaro até Campo Limpo e os municípios de Taboão da Serra a Juquitiba.

D. Mauro, que celebra 3 aniversários, participa da missa de missionários de São Patrício na Catedral da Sé

Após ordenar padre da região como Alberto Gambarini, do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres em Itapecerica da Serra, dom Mauro deixou de ser o bispo local com a criação da Região Episcopal Itapecerica, em 1979, e passou a ser o líder espiritual imediato dos católicos só da zona sul da capital. Em Santo Amaro, ajudou movimentos sociais que organizavam protesto contra o custo de vida. “Se não pode na rua, abro a catedral”, disse ele às autoridades policiais.

Até que em 1981 foi nomeado pelo papa João Paulo 2º primeiro bispo da Diocese de Duque de Caxias (RJ), onde ficou até 2005. Voltado à luta por uma igreja aberta aos problemas do mundo, ele renunciou ao comando da diocese para se dedicar mais ao combate à fome e pela cidadania e ética na política, de cujo movimento foi um dos fundadores. Junto com Herbert de Sousa, o Betinho (1935-1997), fortaleceu a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Ele criou o conceito de segurança alimentar, mais amplo e eficaz no combate à fome. Presidiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) em 1993 e 1994 (governo Itamar Franco) e, depois, o Consea de Minas, e de São Paulo. Em 2005, pela causa, ele desfilou – não sem receber críticas de católicos conservadores – na escola de samba paulistana Águia de Ouro, com o enredo “O Pão Nosso de Cada Dia”, inspirado em um texto que escreveu.

Dom Mauro presidiu o Consea-SP em 2005 e 2006 (governo Geraldo Alckmin, PSDB). Em 2007, com José Serra (PSDB) governador, o órgão foi desarticulado, e o bispo não continuou. Em 2004, fundou o Instituto Harpia (defesa e promoção do direito à alimentação e nutrição). Em 2003, sofreu grave acidente de carro, ficou dez dias em coma induzido, dentre um mês e meio internado. Hoje cheio de vida, é um assíduo usuário do Twitter em que comenta de filosofia a política.

SERVIÇO
Missa de 80 anos de vida, 50 de sacerdócio e 40 de episcopado de dom Mauro Morelli
Memorial dos Mártires (ao lado da Paróquia Santos Mártires)
Rua Luís Baldinato, 9 (alt. nº 4.200 da estr. M’Boi Mirim), Jardim Ângela (zona sul de SP)
Informações: 11 5831-2612 r. 231

comentários

>