Não aceito Edvânio dizer que governo foi negligente e omisso, responde Chico

Especial para o VERBO ONLINE

Chico, que rebateu petista falar que governo não teve 'plano B' na greve do lixo, participa de missa no sábado
Chico, que rebateu petista falar que governo não teve ‘plano B’ na greve do lixo, participa de missa no sábado

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O prefeito Chico Brito (PT) diz que não vê problema Edvânio Mendes (PT) reclamar de que lixo ficou acumulado em vários bairros de Embu das Artes, mas não aceita que o vereador diga que seu governo não teve “plano B”, ação alternativa emergencial, para recolher os resíduos sólidos durante a greve dos coletores – que durou de 23 a 31 de março. “Agora, o que eu não concordei foi [ele] falar que a prefeitura foi negligente e omissa. Não fomos negligentes nem omissos, fomos atuantes, montamos equipes paralelas para dar conta do recado”, diz em entrevista ao VERBO.

Chico nega, porém, que tenha dado “reprimenda” no petista na reunião no último dia 6 com vereadores para “lavar a roupa suja”, nas palavras de participantes da “tensa e pesada” conversa, mas os próprios interlocutores afirmam que Edvânio tomou “uma sacudida”. Na Câmara, o vereador criticou o secretário de Serviços Urbanos, Nataniel Carvalho, o Natinha (Pros), sobre a greve. Presentes saíram do embate repetindo que Chico disse que “quem falar mal do Natinha está frito”, em sinal de que pode estimular candidatura de seu “leal” vice-prefeito a sua sucessão em 2016, à revelia do PT.

###

VERBO ONLINE – O VERBO tomou conhecimento de que o sr. deu uma reprimenda no vereador Edvânio Mendes [PT] por conta da crítica que ele fez na Câmara ao secretário Natinha em razão do acúmulo de lixo em alguns bairros da cidade [durante a greve dos coletores]. Por que, prefeito?
Chico Brito – Eu não dei reprimenda em ninguém, quem sou eu para repreender qualquer pessoa, muito menos vereador. Só quero explicar para você que a greve [dos coletores do lixo] foi nacional, [em] mais de 130 cidades, e aqui no Embu fizemos das tripas coração para amenizar a situação. Por exemplo, pegamos equipes da própria Secretaria de Serviços Urbanos e colocamos com caminhão aberto [de carroceria] para recolher o lixo na cidade. Fizemos cumprir a lei que diz que 70% da frota tinha que estar na rua. O sindicato obstruiu a saída dos caminhões, impedindo que a frota saísse. Mandamos a Guarda Municipal no portão da empresa para retirar os carros dos sindicalistas que estavam impedindo os caminhões saírem.

VERBO ONLINE – Mesmo à força, 70% [da frota na rua] foi cumprido?
Chico – Houve dificuldade, o sindicato estava parando o carro na rua. Na média, tivemos 50% da frota em funcionamento. Mas 50% da frota em funcionamento significa outros 50% não sendo coletado. Ou seja, fizemos das tripas coração para amenizar. Graças a Deus, houve acordo entre o sindicato patronal e o sindicato dos trabalhadores da coleta de lixo, a greve já acabou [desde 31 de março]. Há cidades onde perdura.

VERBO ONLINE – Ou seja, o que o vereador disse, de que havia alguns bairros com lixo acumulado, procede?
Chico – Procede que tinha lixo acumulado como também procede que a prefeitura fez seu esforço para amenizar a situação.

VERBO ONLINE – Mas por que o sr. não gostou da crítica do vereador de que havia lixo acumulado, e não havia plano B para o recolhimento?
Chico – O problema não é observar que tinha lixo acumulado, o problema é falar que a prefeitura foi negligente, que não teve plano B. Pegamos caminhões e equipes da prefeitura que não são da coleta de lixo e colocamos para coletar. Criticar que tinha lixo acumulado, não vejo problema nenhum. Vejo problema quando a pessoa não reconhece que o governo municipal fez um esforço muito grande para amenizar o problema. Mas isso é normal, já conversei com o vereador, isso faz parte da vida política e da gestão pública.

VERBO ONLINE – O sr. sugeriu que ele entregasse os cargos dele [que indicou] na administração do sr.
Chico – Não, não sugeri isso. Quem disse isso, não procede. Disse o seguinte: quem está no grupo e acha que esse governo é negligente, é irresponsável não pode participar de um governo que é negligente e irresponsável.

VERBO ONLINE – Tem que fazer o quê?
Chico – A pessoa tem que falar: “Eu não participo deste governo”. É o mínimo que se pode esperar, e não falar que não concorda e participar.

VERBO ONLINE – Mas por causa de uma simples crítica, prefeito?
Chico – Não! Não é uma simples crítica! Não relativize as coisas! Eu quero deixar claro para você: observar que tinha lixo acumulado, até eu concordei, por isso que montei um plano B. Agora, o que eu não concordei foi [ele] falar que a prefeitura foi negligente e omissa. Não fomos negligentes nem omissos, fomos atuantes, montamos equipes paralelas para dar conta do recado.

VERBO ONLINE – Ele tinha outro motivo para falar isso [de que não tinha plano B]?
Chico – Desconheço, desconheço. Mas faz parte da democracia. Crítica, ouve o que quer, ouve o que não quer, faz parte da democracia, todos nós estamos aprendendo a viver em um regime democrático.

comentários

>