Cristo Ressuscitado celebra 25 anos de paróquia na ação religiosa e social

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Parque Pirajuçara, em Embu das Artes

Conjunto de comunidades que figuraram entre as que mais atuaram pelo social em Embu das Artes nos anos 1970 e 1980, a Igreja Cristo Ressuscitado no Parque Pirajuçara celebrou 25 anos como paróquia no sábado, dia 11, em ginásio de esportes. Cerca de mil fiéis participaram da missa, que foi celebrada pelo bispo de Campo Limpo e quase 20 padres, e reuniu o prefeito Chico Brito (PT), o deputado estadual Geraldo Cruz (PT) e o presidente da Câmara, Ney Santos (PSC).

Os espaços de celebração da palavra de Deus e ação social (não igreja com prédio ainda) na região se formaram a partir de 1972, com a presença do padre Jaime Crowe e depois também do padre Eduardo McGettrick, irlandeses da Sociedade São Patrício, missionários em Embu. Eles ficavam na igreja do Santa Emília, já tida como paróquia, de Todos os Santos, então única na periferia do município, à qual passavam a pertencer as comunidades no Parque Pirajuçara.

Fiéis, padres e autoridades no ginásio do Pq. Pirajuçara na missa de 25 anos da Paróquia Cristo Ressuscitado
Fiéis, padres e autoridades no ginásio do Pq. Pirajuçara na missa de 25 anos da Paróquia Cristo Ressuscitado

Os dois padres atendiam, sozinhos, os fiéis na vasta porção de Embu do lado direito da rodovia Régis Bittencourt, designados pela Arquidiocese de São Paulo (diocese que abrangia o município à época), do cardeal dom Paulo Evaristo Arns. “[Eles], doando seu ministério e desbravando este território tão carente e desejoso de Deus, chegaram ao bairro Parque Pirajuçara ainda no início de sua fundação, por volta do ano de 1972”, narrou a paróquia em livreto da missa.

“Com olhar adiante e antecipando o que Deus preparava aos moradores da região, os padres missionários perceberam que aqui poderia nascer uma árvore que futuramente produziria muitos frutos à igreja local” e foram correspondidos. Os fiéis, “ansiosos por conhecer e viver melhor a palavra de Deus, se reuniam nas residências e logo começaram a se organizar em comunidade, iniciando os primeiros trabalhos catequéticos e de evangelização”, prosseguiu a paróquia.

A igreja local se engajou por direitos básicos para a região como saúde, moradia, segurança. “As comunidades eclesiais de base, há mais de 25 anos, foram responsáveis pela formação de várias lideranças comunitárias. Hoje, toca uma creche, trabalho social extremamente importante. A Cristo Ressuscitado está de parabéns”, disse Chico. A missa reuniu ainda os vereadores Edvânio Mendes, Doda Pinheiro e João Leite, os três do PT, e o secretário Paulo Vicente (Educação).

“A Cristo Ressuscitado celebra 25 anos como paróquia, já existiam igrejas [católicas] nesses bairros, que foram reunidas e tornadas comunidade de comunidades, uma paróquia que exulta e agradece a graça de poder viver, apesar das fragilidades, a missão recebida do Senhor. Hoje, recebe novo impulso para prosseguir, atenta às novas necessidades, mas mantendo-se fiel ao mandato de Jesus, na fé, esperança e caridade”, disse o bispo dom Luiz Antônio Guedes.

Padre Lourivaldo, pároco da Cristo Ressuscitado, mostra placa de honra ao mérito, observado por dom Luiz
Padre Lourivaldo, pároco da Cristo Ressuscitado, mostra placa de honra ao mérito, observado por dom Luiz

Após os missionários, a igreja local teve grande rotatividade de sacerdotes – nove. Osvani Dias e Eusébio Francisco foram os primeiros padres depois da paróquia criada, em 1990, por dom Emílio Pignoli. Entre os ex-vigários presentes na missa, estavam os padres Carlos José Lemos e Paulino de Moraes, além do padre Jaime, que foi muito aplaudido. As freiras catequistas franciscanas também “revolucionaram” a paróquia com remédios naturais gratuitos à população.

Com camisetas comemorativas ao jubileu de prata, os fiéis reservaram as principais honras ao atual responsável pela igreja (desde 2010), o padre Lourivaldo Gonçalves, presenteado com uma placa, entregue por crianças. Ele foi saudado pela capacidade de “resolver com sabedoria e amor os muitos problemas da paróquia, pelo incentivo às pastorais e movimentos, apoio incansável aos jovens, cada sim e cada não que nos fez crescer a cada dia de nossas vidas”.

comentários

>