Mutirão contra dengue acontece neste sábado, dia 28, nos bairros de Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serrra

Este sábado, 28 de fevereiro, é dia de ação contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Um mutirão de alerta e prevenção vai às ruas, a partir das 10h, para conscientizar que todos os moradores precisam participar do combate ao vetor da doença. A campanha “Combate a Dengue eu faço Parte” pretende atingir os bairros do município e conta com todas as secretarias, coordenadorias, Defesa Civil, “Cata-Bagulho”, Zoonoses e Vigilância Epidemiológica.

Larvas do mosquito da dengue; possível criadouro, pneu com água em rua que desabou no Leme, em Taboão

Uma reunião na quarta-feira, dia 25, no Cemur, definiu o plano de ação a ser desenvolvido. “Vamos para as ruas no dia 28 orientar as pessoas de quais são os cuidados necessários dentro e fora de casa para evitar criadouros através dos ovos depositados pelo Aedes Aegipty”, explicou a secretária de Saúde, Raquel Zaicaner. A Zoonoses e a Vigilância Epidemiológica mapearam 29 micro setores de Taboão que serão visitados por cerca de 300 funcionários municipais.

“Esse trabalho é uma continuidade do que acontece na cidade o ano todo, como localização de criadouros, aplicação de larvicidas, nebulização e orientação à população com material institucional”, disse o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Milton Parron. Para ele, hoje o grande foco da doença está dentro de residências, em baldes com água guardados de forma errada. Porém, criadouros do Aedes também estão em vias públicas e precisam ser eliminados.

ATENDIMENTO
A prefeitura diz que pronto-socorros do município, Hospital Geral do Pirajuçara (HGP) e as Unidades Básicas de Saúde estão preparados para o pronto atendimento de um quadro de dengue. Porém, ressalta que o primeiro atendimento em casos de suspeita deve ser feito na UBS mais próxima da residência do morador. “A sorologia acontece nas UBSs a partir do sexto dia de sintomas, e os casos mais graves [são] encaminhados para o HGP”, salientou Raquel.

DISQUE-DENGUE
A secretaria criou o Disque-Dengue. Pelo número 4788-5609, de segunda a sexta, das 8h às 17h, os moradores podem entrar em contato para denunciar, alertar sobre casos suspeitos ou solicitar a visita da Zoonoses. Em audiência pública na Câmara de Vereadores na quinta, dia 26, a secretária Raquel informou que até a data foram 47 casos notificados, cinco confirmados (todos importados, contraídos fora do município), oito descartados e 34 ainda em verificação.
.

> com informações da prefeitura

comentários

>