Vereadores de Embu vão até população ouvir demandas em sessão itinerante

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Os vereadores de Embu das Artes realizam sessão itinerante nesta quinta-feira, dia 18, na Escola Valdelice Medeiros Prass, no Parque Pirajuçara, a partir das 19h, aberta à população. A iniciativa, prevista em resolução da Câmara de 2007, visa estreitar o contato dos representantes com os eleitores e levar os trabalhos realizados em plenário às quarta-feiras, no prédio do Legislativo, para mais próximo dos moradores e que as demandas virem proposições a serem executadas.

Com bandeira do Estado de SP, vereadores realizam sessão ordinária; Câmara itinerante foi instituída em 2007
Com bandeira do Estado de SP, vereadores realizam sessão ordinária; Câmara itinerante foi instituída em 2007

Reivindicações e solicitações apresentadas pelos moradores na Câmara itinerante deverão virar matéria legislativa a ser apresentada pelos vereadores e votadas nas próximas sessões regulares, para que possam ser realizadas pela prefeitura ou órgão competente. “Escutando bem a população, vamos batalhar bastante neste Legislativo para que as demandas sejam implantadas pelo Executivo e fiscalizadas por nós [vereadores]”, disse o presidente da Câmara, Doda Pinheiro (PT).

A sessão seguirá o rito regimental normal da Casa, com algumas adaptações, já que será realizada no auditório da escola. De início, os vereadores terão direito de se pronunciar, em inscrição em livro, por dez minutos. Em seguida, os moradores, entre alunos e professores que deverão estar presentes, poderão usar da palavra para dirigir a um vereador diretamente o questionamento. Até dez pessoas poderão se manifestar, mediante inscrição, por ordem de pedido, por cinco minutos.

Depois, os vereadores responderão as perguntas e questionamentos feitos em cinco minutos cada. No final, o presidente Doda fará um resumo das reivindicações e propostas apresentadas e explicará os encaminhamentos que serão dados. Com apoio de servidores da Casa, a sessão deverá durar até duas horas e não deverá reunir todos os 15 vereadores, já que não é obrigatório quórum mínimo – os trabalhos serão abertos com qualquer número de parlamentares presentes.

> Veja Resolução nº 173/2007, sobre “Câmara Itinerante”

comentários

>