No ‘grupo da morte’, Cats começa 3ª fase e recebe Olímpia neste sábado

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O Clube Atlético Taboão da Serra inicia a etapa seguinte na meta de conquistar o acesso para a 3ª divisão, neste sábado, dia 30, com a primeira partida pela terceira fase do Campeonato Paulista da série B. Em jogo em casa, no estádio municipal José Feres, o Cats recebe o forte Olímpia, às 16h. Com apenas 16 times restantes classificados, a competição se aproxima da reta final e passar a ser mais desgastante, com partidas também no meio de semana e ainda mais pelo interior.

O Cats caiu no grupo 15 e vai enfrentar verdadeiras pedreiras pela frente. Classificado apenas como terceiro melhor terceiro colocado, que significou o penúltimo lugar (15ª posição), o time terá como próximos adversários o tradicional União São João (que somou 13 pontos na segunda fase, com quatro vitórias e apenas uma derrota) e o Pirassununguense (9 pontos, uma derrota), além do Olímpia (o que mais pontuou na etapa anterior, 16, com 5 vitórias e sem perder).

O Cats estaria em grupo, teoricamente, menos difícil – em que os times somaram 31 pontos para se classificarem – se tivesse ficado em segundo no grupo 8. Venceu adversário direto, Mauaense, mas deixou escapar a vice-liderança após derrota normal para o Grêmio Prudente e o time do ABC golear o Suzano (10 x 0) e “roubar” a posição pelo saldo de gols. O tropeço justamente diante do lanterna Suzano (1 x 0), mesmo fora de casa, empurrou o Cats para o “grupo da morte”.

O time de Taboão, após estrear em casa na terceira fase, vai viajar pelo interior para os outros dois jogos do primeiro turno. O Cats já enfrenta o União São João na próxima quarta, dia 3, no estádio Hermínio Ometto, em Araras, às 19h. Depois, segue para Pirassununga para pegar o Pirassununguense, no sábado, no estádio Belarmino Del Nero, às 15h. Na fase anterior, os dois adversários e o oponente do jogo neste sábado, o Olímpia, foram os que mais somaram pontos – 38.

Ricardinho após jogo contra Mauaense; meia é esperança de assistências e gols do Cats nas oitavas
Ricardinho após jogo contra Mauaense; meia é esperança de assistências e gols do Cats nas oitavas da série B

ANÁLISE
A convite do VERBO, o jornalista Fernando Alves Firmino, comentarista esportivo e editor do EsportesNet, e ex-treinador do Cats no futsal, analisa a chave em que ficou a equipe taboanense:

Fernando Alves Firmino

Começa a terceira fase do Paulista Série B – Quarta divisão do futebol estadual. O Clube Atlético Taboão da Serra (Cats) ficou no grupo 15 ao lado de Olímpia, Pirassununguense e União São João. Neste dia 30 de Agosto o Cats inicia sua luta pelo acesso contra o Olímpia, time tradicional do interior paulista e que terminou a segunda fase como líder do grupo 09 de forma invicta. Uma equipe muito bem armada e que promete trazer muitas dificuldades ao Tricolor da Serra.

Depois vêm os confrontos contra o União São João, equipe com muita tradição no Estado, já fez parte da elite do futebol nacional, possui estrutura e isto pode ser um diferencial à equipe, que na fase anterior ficou na liderança do grupo 13 perdendo somente uma partida. A Pirassununguense pode ter menos tradição, menos nome no meio futebolístico regional, mas sua campanha no grupo 11 onde enfrentou adversários como Vocem, Primavera e Portuguesa Santista ficando com o segundo lugar do grupo também o credenciam.

O grupo de Taboão na terceira fase é deveras difícil, mas para um clube que já foi bicampeão da Série B, em 2004 e 2010, a possibilidade de classificação é real e palpável. [O técnico do Cats] Nei Silva vem fazendo um bom trabalho e mostra que conhece o grupo. Ricardinho, ex-Palmeiras e ex-Corinthians, vem mostrando bom trabalho no comando da equipe, o presidente Anderson Nóbrega vem lutando para melhorar a estrutura de trabalho do clube, ainda um pouco aquém dos adversários.

Mas a equipe vem crescendo e melhorando no torneio. Quem assistiu ao Cats no início do torneio, e agora, já consegue identificar um padrão de jogo e uma equipe mais coesa e participativa.  Também destaco no elenco o meia Vinicius, o goleiro Veloso, João Carlos, Aldir que vem se destacando no elenco.

comentários

>