CNBB é premiada com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho

Especial para o VERBO ONLINE

Da CNBB

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cardeal Raymundo Damasceno Assis, recebeu na tarde de segunda-feira, dia 11, em Brasília, a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2014. A premiação, promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi concedida à CNBB pelas ações de relevância nacional desenvolvidas pela entidade, como o trabalho das pastorais da Terra e da Criança, e pela realização da Campanha da Fraternidade 2014, que teve como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.

O presidente do TST, ministro Barros Levanhagen, entregou a premiação ao cardeal Damasceno e destacou que a homenagem é feita a pessoas que investiram seu tempo na defesa de temas que são “bandeiras do TST”, como o combate às formas de trabalho degradante e infantil, por exemplo. “Todos os homenageados representam aquilo que a Ordem do Mérito Judiciário procurou atender, premiando pessoas que investiram seu tempo em causas maiores”, disse o magistrado.

Cardeal dom Raymundo Damasceno recebe medalha para CNBB, que preside, por trabalho das pastorais sociais e da Campanha da Fraternidade
D. Raymundo Damasceno recebe medalha para CNBB, que preside, por trabalho das pastorais sociais e da CF

Dom Damasceno, em seu agradecimento pelo reconhecimento do tribunal, lembrou das Campanhas da Fraternidade, realizadas pela CNBB todos os anos com temáticas de relevância social. Sobre a edição de 2014, com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, o cardeal considera a iniciativa importante para “defender a dignidade da pessoa humana e seus direitos, pois o tráfico é uma das formas de crime mais horrendas”, alerta. “Nossa missão é, sobretudo, religiosa e espiritual, mas sabemos que, da evangelização, faz parte a promoção da pessoa humana e de seus direitos.”

Além da CNBB, a organização não-governamental Movimento Humanos Direitos também recebeu a premiação na modalidade instituições. Outras 67 pessoas, entre autoridades dos três Poderes, magistrados, advogados, empresários, professores e profissionais da área de cultura e do esporte foram contempladas com a comenda. De acordo com o TST, a Ordem do Mérito existe desde 1970 e é concedida em graus diferentes, que vão do Grã-Cruz (máximo) até o de Cavaleiro (primeiro grau). A lista completa com os homenageados pode ser conferida no site do tribunal (veja aqui).

> Com informações do TST

comentários

>