Bispo de Salgueiro celebra tradicional ‘Missa do Vaqueiro’ no sertão de PE

Especial para o VERBO ONLINE

Vaqueiros participam de celebração campal que encerrou extensa programação cultural

Da Redação do VERBO ONLINE

O bispo de Salgueiro (PE), dom Magnus Henrique, celebrou no último domingo, 27 de julho, a tradicional “Missa do Vaqueiro” em Serrita (535 km de Recife), com a presença de artistas, autoridades civis, militares e uma verdadeira multidão. A celebração encerrou uma extensa programação cultural, com vaquejada, músicas tradicionais e uma feira de artesanatos e comidas típicas.

Vaqueiros participam de celebração campal que encerrou extensa programação cultural
Vaqueiros participam de missa que encerrou extensa programação cultural que reúne moradores e turistas

A “Missa do Vaqueiro” é um evento religioso, tradicional na cultura popular do sertão pernambucano, e já está na 44ª edição. A celebração teve origem a partir do assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó, ocorrido nas caatingas do Sítio das Lages, distrito do município de Serrita, sertão do Araripe, em 18 de julho de 1970.

Em 1971, padre João Câncio dos Santos celebrou a primeira missa em memória do vaqueiro, idealizada pelo “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga. Desde então, o evento ocorre sempre no terceiro domingo do mês de julho, ao ar livre, em um local onde foi construído um altar de pedra rústica em forma de ferradura.

Calcula-se que esta edição reuniu cerca de 90 mil pessoas, entre vaqueiros e turistas de várias regiões do Nordeste, “que se reúnem para lembrar a morte de Raimundo Jacó e se confraternizarem como irmãos na fé”, destaca a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

> Com informações da CNBB

comentários

>