Em Taboão, 58ª Paixão foca milagres de Jesus e Judas e tem capoeiristas

Especial para o VERBO ONLINE

Crucificação da Paixão de Cristo no ano passado; 58ª edição terá cerca de 80 atores

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A 58ª Paixão de Cristo no centro de Taboão da Serra, nesta sexta-feira, dia 18, vai reconstituir o sofrimento da condenação, morte na cruz e ressurreição de Jesus em encenação épica que será marcada por novidades neste ano. O ato terá início às 18h em frente ao Parque das Hortênsias, onde em um palco de 468 m² serão representadas, entre outras cenas, a “delação” de Judas Iscariotes e a coroação com espinhos. Cerca de 20 mil pessoas devem assistir ao espetáculo de arte e fé.

Clayton Novais, como Cristo, e demais atores ensaiam no Morro do Cristo atos da 58ª Paixão
Novais (Cristo) e outros atores ensaiam no Morro a 58ª Paixão, com início às 18h no Parque das Hortênsias

O primeiro ato da encenação já contará com inovações e maior apelo em passagens tradicionais. A dramatização focará mais os milagres de Cristo e deixará a cena em que Jesus se despede de Maria mais emocionante, mesmo com o texto original. Na corte de Herodes, o ato terá dois capoeiristas que farão saltos, para alegrar a “festa” de luxúria do palácio. Mas usarão roupas da época. No início, na passagem em que Cristo é tentado no deserto, a direção promete uma surpresa.

O segundo ato será feito em procissão rumo ao Morro do Cristo, passando pela praça Miguel Ortega e avenida Armando Andrade, e retratará os açoites e a subida de Jesus ao Calvário carregando a cruz. No morro, para a crucificação, o elenco terá um palco maior para mais segurança para os atores. De acordo com a direção, o palco era muito restrito e inseguro e foi aumentado em cerca de dois metros em cada lado e terá grades de proteção no local que impressiona pela altura.

A enredo com Iscariotes – vivido pelo ator Luis Bezerra – está entre as principais mudanças neste ano. O próprio ponto do desenrolar do enforcamento foi alterado. Como a companhia de energia instalou postes no morro e o local tradicional ficava escondido, o espaço para a cena será mais embaixo em uma plataforma de 2 m² preparada. Mas a novidade essencial é que o suicídio, que acontecia antes da crucificação, será depois, após levarem o corpo de Jesus para o sepulcro.

“Primeiro, para trazer mais emoção ao personagem, para que possa presenciar todo o suplício e a morte de seu mestre, tentando humanizar mais o Judas, para tentar tirar o estereótipo de traidor. Segundo, para não termos muita pausa entre uma cena e outra, e por último, para dar mais tempo para que o Cristo seja limpo [do “sangue” da flagelação] e possa vestir o manto da ressurreição”, explicou o ator Clayton Novais, 37, na coordenação de cerca de 80 atores, ao VERBO.

Crucificação da Paixão de Cristo no ano passado; 58ª edição terá cerca de 80 atores
Crucificação da Paixão de Cristo no ano passado; 58ª edição terá cerca de 80 atores e cenas com novidades

Novais não só está participando da condução dos atores como é o próprio personagem central da Paixão, como no ano passado e pela quarta vez, sempre com emoção. “Nos ensaios, as pessoas da comunidade religiosa [Santa Terezinha] me chamam de Jesus, e eu falo ‘Jesus, não, Clayton, por favor’. Na via-crúcis, as pessoas chorando, pedindo para os guardas não baterem. Na ressurreição, ver o povo lá no final do morro esperando você. Tem um fato interessante”, disse.

No primeira vez que fez o Cristo, em 2007, uma senhora se ajoelhou e beijou a sua mão. “Não esqueci nunca, levei uma semana até me centrar de novo”, lembrou, já saudoso. “Será um momento especial, feliz e triste ao mesmo tempo, será o meu último ano como Cristo. Fico feliz por ter feito esse papel, por outro lado, é difícil você entregar um personagem”, disse Novais. A 58ª Paixão será dedicada ao ator Mário Pazini, marcante Cristo da encenação, morto no último dia 31.


58ª ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO

Quando: nesta Sexta-feira Santa, dia 18, a partir das 18h, centro de Taboão da Serra
Onde: início em frente ao Parque das Hortênsias e término no Morro do Cristo, às 23h

Elenco
Clayton Novais (Cristo) – Vera Diez (Maria) – Adelmo Fernandes (Pedro) – Luis Bezerra (Judas Iscariotes) – Vinicius Santos (Demonio) – Cris Fernandes (Maria Madalena) – Joselito Gaza (Herodes) – Diogenes Silva (Pilatos) – Amanda Carvalho (Salomé) – Rager Luan (João Batista e Gestas) – Everton Lima (Dimas) – Claudia Prócula (Natalia Romeiro – que substitui Natasha Marques, hospitalizada) – Padre Pedro Justino (Caifás) – Wellington Astorga (Doutor do Templo) – Renato Gomes (Longinos) – Caique Novais (Petrônio) – Josias Patrolino (José de Arimateia) – Salvador Ribeiro (Nicodemos) – Aparecido Junior (Barrabás) – Rebeca Gonzales (Verônica) – Juju Lopes (Herodíades)

Direção e equipe técnica
Coordenação-geral: Amaral Alves – Coordenação de Elenco: Clayton Novais, Maira Galvão e Daniel Diez – Coordenação de cena dos demônios: Tony Sá – Coordenação da Guarda: Edemir Santos – Produção: Dora Nascimento – Figurino e adereços: Cida Ribeiro – Som: Ademir Leocadio

comentários

>