Mons. Aguinaldo celebra jubileu e prega que ‘a vida com Jesus é mais feliz’

Especial para o VERBO ONLINE

Mons. Aguinaldo ao lado de placa comemorativa de seus 25 anos de sacerdócio na área externa do santuário
Mons. Aguinaldo recebe rosa - símbolo da padroeira Santa Terezinha - de fiel durante missa
Mons. Aguinaldo recebe rosa – símbolo da padroeira Santa Terezinha – de fiel na missa de 25 anos de padre

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Em comemoração carregada de entusiasmo e emoção, monsenhor Aguinaldo de Carvalho celebrou 25 anos de sacerdócio em missa no dia do jubileu de prata, 3 de dezembro, terça-feira, no Santuário Santa Terezinha, com promessa de pregar que a felicidade humana consiste em seguir os ensinamentos de Cristo, resumida na frase “A vida com Jesus é mais feliz”, que passou a usar no lugar do lema de ordenação, “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”. Ele foi homenageado com descerramento de placa e saudação do papa. O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) compareceu à celebração.

“Mesmo me sentindo indigno de tantas graças recebidas, procuro dia a dia corresponder com muito trabalho e dedicação a tudo isso que, generosamente, o senhor Deus me confiou. Tenha certeza, Pai querido, de que até o fim eu procurarei fazer o melhor possível, difundindo ao mundo inteiro que a vida com Jesus é mais feliz”, disse monsenhor Aguinaldo, 51. A frase foi proferida por ele, de forma espontânea, durante a Paixão de Cristo em Taboão há cerca de 20 anos e passou a ser repetida pelos fiéis. “Sou a maior testemunha disso ao celebrar hoje 25 anos de sacerdócio. Estou muitíssimo feliz”, falou.

Ele agradeceu aos fiéis que sempre estiveram ao seu lado e o ouviram, aconselharam, perdoaram, “nas vezes em que errei”, e acreditaram “em meus sonhos e projetos”. “Vocês me incentivaram quando me senti desanimado e sem apoio, me alegraram quando meu coração esteve triste, foram os braços de Deus e me carregaram no colo quando cansei na caminhada, me defenderam com ações e palavras sinceras quando o inimigo tentou me derrubar, acreditaram em mim quando os adverti, admoestei e os levei a ter esperança, fé e confiança na providência divina. Vocês são minha razão de ser sacerdote”, declarou.

Mons. Aguinaldo mostra bênção apostólica do papa Francisco observado por dom Luiz e dom Emílio (à dir.)
Mons. Aguinaldo mostra bênção apostólica do papa Francisco observado por dom Luiz e dom Emílio (à dir.)

O monsenhor lembrou com emoção os pais, falecidos. “De maneira muito respeitosa, agradeço aos meus pais, Manoel e Helena, que um dia, quando lhes falei da minha vocação sacerdotal, me apoiaram. A eles devo minha vida biológica, minha vida espiritual, meu caráter e minha força”, disse. Ele saudou os familiares na missa. “Amo muito vocês, sempre amei e amarei por toda a minha vida, mesmo não estando presente. Peço perdão, desde o dia 3 de dezembro de 1988, a Igreja, vocês [fiéis] me sequestraram da minha família. Mas não deixei de rezar, e a cada missa que celebro, vocês estão muito presentes”, falou.

Ele também agradeceu a dom Fernando Penteado, a quem escolheu para ser ordenado, em 1988, bispo da então Região Episcopal Itapecerica da Serra, da Arquidiocese de São Paulo, a dom Emílio Pignoli, primeiro bispo de Campo Limpo e hoje emérito, que o nomeou pároco da Santa Terezinha, em 1990, e vigário-geral e ecônomo (responsável pela administração e finanças) da diocese, e a dom Luiz Antônio Guedes, atual bispo, que o manteve à frente do santuário e em “outras missões no âmbito diocesano de grande responsabilidade”, comentou. Dom Emílio e dom Luiz estavam presentes.

Participaram da missa cerca de 3 mil pessoas e 40 sacerdotes. Seminarista e padre nos primeiros dez anos de sacerdócio da Teologia da Libertação, e “convertido” à Renovação Carismática (RCC) nos últimos anos, monsenhor Aguinaldo reuniu expoentes das duas correntes – antagônicas – do catolicismo, como o padre Jaime Crowe e monsenhor Thomaz Raffainer, e o padre Alberto Gambarini, respectivamente. Ele se referiu a Thomaz, seu antecessor na paróquia, como “padrinho de sacerdócio”. Amigo da fase atual do aniversariante, o teólogo e especialista em marketing católico Kater Filho também estava presente.

Monsenhor Aguinaldo recebeu mensagem com benção apostólica do papa Francisco. Ele também ganhou uma placa comemorativa de 25 anos de sacerdócio afixada ao lado da entrada do santuário. O prefeito disse que a trajetória do monsenhor está ligada à história de Taboão da Serra. “A igreja Santa Terezinha é anterior a nossa emancipação político-administrativa, que fez de Taboão um município. A história do monsenhor acaba se confundindo com a história da cidade”, disse. Participaram ainda da missa a deputada federal Bruna Furlan e a deputada estadual, Analice Fernandes, mulher do prefeito, ambas do PSDB, e vereadores.

Mons. Aguinaldo ao lado de placa comemorativa de seus 25 anos de sacerdócio na área externa do santuário
Mons. Aguinaldo ao lado de placa comemorativa de seus 25 anos de sacerdócio na área externa do santuário

Os fiéis foram presenteados com um pingente em forma de rosa. O monsenhor pediu que usassem o “sinal especial, de graça, de graça, de bênção, de milagre em nossas vidas pela intercessão de Santa Terezinha”. “Com nossa padroeira, eu e vocês, todos nós possamos dizer sempre ‘a minha vocação é o amor’, como foi de Santa Terezinha”, disse monsenhor, que saudou de maneira especial os devotos “que amam como eu Santa Terezinha do Menino Jesus”. Após a missa, o sacerdote aniversariante jantou com dezenas de convidados em uma recepção no Cemur, entre familiares, amigos, religiosos, colaboradores e políticos.

comentários

>